Otan aprova posicionamento de mísseis Patriot na Turquia

A Otan aprovou oficialmente nesta terça-feira o posicionamento do sistema de defesa anti-aérea Patriot na Turquia a fim de proteger este país de eventuais disparos de mísseis a partir da Síria, anunciou um funcionário da Aliança.

Os ministros das Relações Exteriores dos 28 países membros da Otan, reunidos em Bruxelas, deram, sem surpresa, uma resposta positiva ao pedido depositado em 21 de novembro por Ancara, em razão dos riscos de utilização de armas químicas por Damasco. "A Otan concorda em reforçar as capacidades de defesa aérea da Turquia a fim de assegurar a defesa de sua população e de seu território e de contribuir com a desescalada da crise", anunciaram os ministros em uma declaração.

Os ministros "apreciam a intenção da Alemanha, da Holanda e dos Estados Unidos de colocar à disposição da Turquia baterias anti-mísseis Patriot", que "se encontram sob o comando operacional do comandante supremo das forças aliadas na Europa", acrescentaram.

O posicionamento deste sistema pelos únicos três países da Otan que possuem esta bateria pode ser realizado dentro de algumas semanas, provavelmente no início do ano de 2013. O objetivo deste posicionamento "será totalmente defensivo" e "de forma alguma uma maneira de promover uma zona de exclusão aérea, ou qualquer operação ofensiva", afirmou o secretário-geral da Aliança, Anders Fogh Rasmussen.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter