Coreia do Sul não descarta lançamento de outro míssil norte-coreano

A Coreia do Sul não descarta que o regime norte-coreano esteja planejando o lançamento de um novo foguete de longo alcance após a fracassada tentativa de abril, informaram fontes militares e governamentais sul-coreanas, nesta sexta-feira, à Agência local "Yonhap".

"Não podemos excluir a possibilidade do lançamento de um míssil, mas há diversos fatores, como as eleições presidenciais (em dezembro, na Coreia do Sul) e as conversas bilaterais entre Coreia do Norte e Japão, que indicam que o melhor é esperar e ver o que acontece", assinalou uma fonte governamental.

As informações foram produzidas depois que os meios de imprensa japoneses, apoiando-se em supostas imagens de um satélite americano, revelassem que o regime de Kim Jong-un poderia estar preparando para o mês que vem um novo teste com um projétil de longo alcance.

Essas informações alertavam sobre movimentos na base norte-coreana de Dongchang-ri, que indicariam a possível preparação de um novo lançamento como o que houve em abril, que valeu a Pyongyang a condenação internacional por considerar que o lançamento foi um teste de míssil disfarçado.

"Estamos avaliando se haverá um lançamento de míssil e vigiamos de perto da situação", acrescentou a fonte sul-coreana.

Segundo as imagens do satélite, é possível observar pedaços similares aos do míssil que fizeram parte do lançamento norte-coreano de abril e o novo teste poderia ser viável já neste mês.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter