Ministro da Defesa do Chile visitou moderna Unidade Militar de Emergências na Espanha

Tradução*
Ísis Girardi Barcellos

isis.girbar@gmail.com

O Ministro de Defesa Nacional do Chile, Andrés Allamand, chegou à Madri, Espanha, em 22 de outubro, oportunidade na qual realizou um percurso pelas dependências da Unidade Militar de Emergências (UME), organização permanente das Forças Armadas Espanhola destinada a intervir em situações de catástrofes naturais.

Durante a visita, o Secretário de Estado Nacional foi recebido pelo chefe da unidade, Tenente General César Muro Benayas, que lhe realizou uma apresentação de criação da UME, sua estrutura, quadro de funcionários, assim como as ações tomadas em situações como terremotos, inundações, incêndios florestais, nevascas, entre outros.

Posteriormente, o Ministro Allamand presenciou um exercício das capacidades da UME frente as emergências, na qual se apresentou a equipe espanhola de Resgate Urbano.

Neste sentido, Allamand destacou que uma das tarefas fundamentais das Forças Armadas no Chile é precisamente a ajuda, a proteção da população civil nos casos de catástrofes e de emergências naturais, salientando, portanto, a importância de conhecer este campo da unidade.

"Visitamos a UME precisamente para saber como funciona, opera, saber qual é sua organização e também aproveitar sua experiência com a finalidade de que no Chile a ação das Forças Armadas seja ainda mais eficiente frente a estas emergências", assegurou Allamand.

Reunião Bilateral

Anteriormente a vista à UME, Allamand firmou um encontro de caráter bilateral com seu homólogo espanhol Pedro Morenés, com quem analisou a cooperação entre ambas nações, assim como temas de interesse comum de Segurança e Defesa no âmbito global.

"O propósito desta visita a Espanha é estreitar os laços de colaboração no âmbito da segurança e da defesa. Encontramos amplas coincidências, principalmente em como enfrentar as denominadas novas ameaças, e ao mesmo tempo abrimos instâncias de cooperação importantes, nas quais se encontram a força humanitária e as operações de paz", disse o Secretário de Estado ao final do encontro.

A presença do Ministro Allamand em Madri foi inserido no contexto da Visita Oficial que realizou o governo chileno pela Europa, e que incluiu reuniões de caráter bilateral com seus homólogos da Alemanha e Turquia, Christian Schmidt e Ismet Yilmaz.

*Com informações do Ministerio de Defensa Nacional del Chile.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter