Terror – Explosão em Burgas faz agravar situação no Médio Oriente

Segundo dados anteriores, o atentado anti-israelita podia causar ferimentos em dois cidadãos russos que supostamente se encontravam num carro estacionado ao pé da camioneta alvejada por um bombista suicida.

Como se sabe, a explosão ocorrida ontem no aeroporto de Burgas, cidade balneária popular entre israelenses, ceifou a vida de oito pessoas. Ao todo, na camioneta seguiam 40 turistas e um condutor que sobreviveu e foi internado num hospital. A assistência médica foi prestada a 18 feridos, quatro dos quais continuam em estado crítico. O hospital que albergou os turistas israelitas feridos está a ser cercado por cordões policiais reforçados.

Enquanto isso, o ministro búlgaro do Interior, Tsvetan Tsvetanov, declarou que a explosão foi levada a cabo por um terrorista suicida que tinha uma carta de condução falsa dos EUA.

O presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu ajudar a Bulgária e Israel na busca de autores do crime. Lamentou que os cidadãos de Israel tivessem sido novamente alvo de mais um ataque terrorista, confirmando a disponibilidade de garantir a segurança do seu aliado no Médio Oriente.

O governo de Israel atribuiu a responsabilidade pelo atentado bombista ao Irã. Todas as pistas levam ao Irã, anunciou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, frisando que, nos últimos meses, o Irã tem tentado alvejar israelenses na Tailândia, Índia, Geórgia, Quênia, Chipre e outros países. Com isso, ameaçou com medidas adequadas de represália viradas contra os atos de terror perpetrados pelo Irã. O ministro da Defesa, Ehud Barak admitiu, por seu turno, que o atentado bombista tivesse sido cometido por uma série de autores – a organização libanesa Hezbollah, o movimento palestiniano Hamas ou o Jihad Islâmico.

Em entrevista à Voz da Rússia, o perito israelense, Alexander Eterman, disse serem prematuras as acusações lançadas neste contexto ao Irã. Ninguém, adiantou, estabeleceu que tipo de explosivo fosse utilizado, nem identificou o criminoso suicida. Há varias questões em aberto, salientou.

"Israel envia sete juízes de instrução para Bulgária. Seria mais razoável refletir e falar da autoria do hediondo crime daqui a um ou dois dias. Todavia, tudo indica que as acusações foram feitas no sentido certo. A organização Hezbollah desde há muito quer ajustar contas com Israel, por isso não podia perder tal oportunidade. No entanto, devemos estar preparados para qualquer cenário".

Os autores e organizadores do crime devem ser encontrados e penalizados conforme exige a legislação, aponta uma nota do Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitida por motivo da explosão em Bourgas. Moscou condena o atentado bombista que visou as pessoas inocentes entre as quais mulheres e crianças.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter