Kirchner é a quinta líder na América Latina com câncer

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que sofre de câncer de tireóide e será operada no início de 2012, é o quinto líder da América Latina a ter a doença nos últimos anos. Confira a relação dos líderes regionais afetados pelo câncer:

Cristina Kirchner:
A presidente Argentina, 58 anos, tem câncer na tireóide e será operada no dia 4 de janeiro. "Foi detectado um carcinoma papilar no lóbulo direito da glândula tiroide (…) sem comprometer os ganglios linfáticos e com ausência de metastase", segundo comunicado. Kirchner iniciou seu segundo mandato de quatro anos no dia 10 de dezembro passado.

Luiz Inácio Lula da Silva:
O ex-presidente brasileiro (2003-2010), 66 anos, combate um tumor na laringe e o tratamento com quimioterapia tem evoluído muito favoravelmente.

Dilma Rousseff:
A presidente brasileira, 63 anos, enfrentou a partir de 2009 um câncer no sistema linfático, e foi declarada completamente curada em setembro do mesmo ano, mas realiza exames a cada seis meses.

Fernando Lugo:
O presidente paraguaio, 60 anos, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins (não agressivo). O câncer no sistema linfático exigiu seis sessões de quimioterapia, em São Paulo e Assunção, mas em dezembro de 2010 foi finalmente extinto.

Hugo Chávez:
O presidente venezuelano, 57 anos, teve um câncer diagnosticado em junho passado. O líder "bolivariano" não permite que se revele a origem do tumor, que segundo fontes médicas foi retirado da próstata no dia 20 de junho, em Havana. Chávez foi submetido a quatro sessões de quimioterapia, sendo três em Havana e uma em Caracas, e após ficar ausente da vida pública, voltou à atividade, participando, inclusive, da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, na semana passada.

José Alencar:
O ex-vice-presidente brasileiro morreu em janeiro passado, aos 79 anos, após uma longa luta contra o câncer, iniciada em 1997. Alencar foi submetido a 17 cirurgias para retirar tumores nos rins, estômago, intestino e próstata.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter