FAB presta assistência humanitária à República Libanesa

Tenente Cristiane E Capitão Oliveira Lima

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram da Base Aérea de São Paulo (BASP) nesta quarta-feira (12), com destino ao Líbano em cumprimento à missão de Assistência Humanitária à República Libanesa. O KC-390 Millennium, que realiza pela primeira vez uma missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, transporta cerca de seis toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial às famílias afetadas. Já na aeronave Embraer 190 VC-2, segue a bordo a delegação oficial, chefiada pelo ex-Presidente Michel Temer. Os aviões têm previsão de chegada em Beirute na tarde desta quinta-feira (13).

Antes da decolagem das aeronaves, foi realizada uma cerimônia alusiva ao início da missão especial à Beirute. A solenidade foi presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, que foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, representando, neste ato, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Estavam presentes, ainda, o Embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah; o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo; os Senadores da República Nelson Trad Filho e Luiz Pastore; o Deputado Federal Guilherme Derrite; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha; o Diretor Executivo de Projetos e Chefe de Gabinete da Presidência da FIESP/CIESP, Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica; entre outras autoridades.  

O Presidente Jair Bolsonaro entregou ao ex-Presidente Michel Temer as Bandeiras do Brasil e do Líbano, em um gesto que simboliza o efetivo comprometimento entre as Nações.

Em seu discurso, destacou a prontidão com que as Instituições brasileiras se mobilizaram para a concretização da ajuda. “Aos tripulantes da Força Aérea, honra-me vê-los nesta missão que conduzirão, não somente material de saúde e alimentos, mas também serão os fieis desta missão. Parabéns ao Comando da Aeronáutica por, em um curto espaço de tempo, ter preparado toda equipe para que a missão fosse cumprida”, afirma.

Chefiando a delegação, o ex-Presidente Michel Temer – de família libanesa – destacou sua emoção pelo convite para estar à frente deste expressivo momento de apoio. “Não se trata apenas de uma relação institucional, mas de preocupação humanitária com os destinos relativos à tragédia ocorrida em Beirute. Por isso, em nome da comunidade libanesa no Brasil, agradeço ao que o Governo Brasileiro faz pelo Líbano”, salienta.

Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez, este é um momento importante para a Força Aérea. “Decolaram nas asas da Força Aérea Brasileira homens e mulheres para uma missão especial à Beirute, externando nossa profunda consternação com o ocorrido no porto da capital libanesa. Estamos orgulhosos de poder participar de mais uma missão humanitária que, tenho certeza, será histórica para a nossa Força Aérea”, destaca.

Um dos pilotos do KC-390 Millennium, Capitão Aviador Romulo dos Santos Pinto, destacou o orgulho em participar da missão. “É gratificante para nós, militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), realizar esta missão, podendo ajudar o povo libanês neste momento tão difícil", comenta.

KC-390 Millennium

 

O KC-390 Millennium é o maior avião militar multimissão desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, tendo capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), dentre outras.

O avião foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. A primeira unidade do KC-390 Millennium, da fabricante brasileira Embraer, foi recebida pela FAB em setembro de 2019, a segunda em dezembro do mesmo ano e o terceiro KC-390 foi entregue em 27 de junho deste ano.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter