Armada de México recebe o primeiro Airbus CN235 MPA

A Armada de México recebeu  o primeiro  dos quatro Airbus Military CN235 MPA (Maritime Patrol Aircraft),  adquiridos da Airbus Military através da EADS North America através da Iniciativa Mérida, um programa conjunto dos Governos dos Estados Unidos da América e do Goverrno do México. Os três aviões restantes serão entregues no primeiro semestre de 2012.
 
Esta versão do  CN235 na configuração MPA incorpora as últimas tecnologias desenvolvidas para vigilância marítima. A combinação do sistema de visão infravermelha (FLIR) e o radar de busca permitem a  este avião localizar e realizar seguimento de barcos para abordagem quando aproximam-se da costa. Por outro lado,o sistema de identificação automática (AIS) e o sistema tático completamente integrado (FITS) tornam este avião a ferramenta ideal para as missões de vigilância militar da Armada do México. O FITS foi desenvolvido pela  Airbus Military e permite que a tripulação gerenciar com facilidade a enorme quantidade de dados captados pelos sensores de bordo para realizar a missão.
 
“É uma honra que a Armada de México incorpora esta aeronave CN235 MPA em sua frota. Esperamos a entrada em serviço deste versátil avião que é ideal para ajudar a fazer cumprir a lei nas costas mexicanas”, declarou Rafael Tentor, responsável dos Programas de Airbus Military.
 
Antes desta entrega a Armada de México já operava três CN235, e mais dois  CN235 que opera a Policia Preventiva Federal do Governo do México. A Fuerza Aérea de México e a Armada tambén operam nove C295 e seis C212 respectivamente.
 
Até esta data a Airbus Military vendeu 211 CN235 a 32 operadores distintos de 20 países.
 
Sobre o  CN235
 
Capaz de transportar até seis toneladas de carga útil  com uma velocidade de  cruzeiro máxima de 240 nós (450 km/h),o CN235 pode decolar e  aterriszar em pistas curtas e semi-preparadas, graças ás suas características  STOL ( Short Take Off and Landing)e ao seu robusto trem de pouso com pneus de baia pressão.

 Suas  excelentes qualidades de manejo, sua alta manobrabilidade e seus motores de resposta rápida (dois General Electric CT7-9CE3 de 1.870 CV) permitem a realização de operações críticas a altitudes muito baixas de forma segura. A notável  confiabilidade e o baixo custo de operação do CN235 tornam esta aeronave com um dos custo do ciclo de vida mais baixos de sua classe

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter