Chávez confirma líderes latino-americanos na cúpula da Celac

CARACAS, 15 Nov 2011 (AFP) -O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou nesta terça-feira a presença de "todos" os mandatários latino-americanos na cúpula de criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nos dias 2 e 3 de dezembro, em Caracas.

"Vêm Raúl Castro, (Cuba), Daniel Ortega (Nicarágua), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai) e José Mujica (Uruguai), todos estarão aqui", disse Chávez em entrevista à TV estatal venezuelana.

O chefe de Estado também garantiu a presença de Felipe Calderón (México), Juan Manuel Santos (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile) e Bharrat Jagdeo (Guiana).

A presidente Dilma Rousseff e sua colega da Argentina, Cristina Kirchner, chegarão a Caracas antes da cúpula para manter encontros bilaterais com o líder venezuelano.

No total, 33 chefes de Estado devem participar da cúpula.

A Celac pretende ser um novo organismo de integração, a exemplo da Organização dos Estados Americanos (OEA), mas sem Estados Unidos e Canadá.

"Caracas será sede da grande e histórica cúpula de unidade da América Latina", anunciou Chávez.

A reunião, inicialmente prevista para o dia 5 de julho passado, foi adiada após o presidente venezuelano, de 57 anos, ter um câncer diagnosticado, em 20 de junho.

Hugo Chávez enfrentou quatro períodos de quimioterapia e garante ter vencido a doença, retomando sua intensa agenda de atos públicos e aparições na TV.

rsr/lr

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter