EUA suspendem embargo de armas ao Vietnã

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, suspendeu nesta segunda-feira (23/05) o embargo à venda de armas para o Vietnã. A restrição era um dos últimos vestígios da guerra que opôs os dois países até 1975.

"Os Estados Unidos suspendem totalmente a proibição de venda de equipamento militar para o Vietnã, que vigora há cerca de 50 anos", afirmou Obama na capital Hanói, ao lado do presidente vietnamita Tran Dai Quang.

O presidente americano está no Vietnã para uma visita oficial de três dias. A preocupação com o crescente avanço chinês no disputado Mar do Sul da China é comum entre os dois países. Obama, no entanto, negou que o fim do banimento de comércio de armas ao Vietnã tenha alguma relação com Pequim.

"A decisão de levantar o embargo não foi baseada na China, mas no nosso desejo de completar o que tem sido um processo moroso no caminho da normalização das relações com o Vietnã", afirmou. "Nesse estágio, ambos os lados desenvolveram um nível de confiança e cooperação, incluindo nossos militares."

Entre os principais objetivos da visita, estão promover o Acordo de Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), que já foi assinado, mas encontra resistência no Congresso americano, e fortalecer os laços com os países da região.

Obama também fará uma viagem histórica à Hiroshima. Ele será o primeiro presidente americano a visitar o Parque Memorial da Paz de Hiroshima, dedicado às dezenas de milhares de vítimas da bomba atômica lançada pelos EUA na cidade japonesa durante a 2ª Guerra Mundial. Obama adiantou, no entanto, que não fará um pedido formal de desculpas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter