“O açougueiro dos Andes” é extraditado dos EUA para o Peru

O ex-tenente do Exército peruano, Telmo Hurtado, conhecido como "O açougueiro dos Andes" e acusado da matança de 69 camponeses em meados dos anos 80, chegou a Lima extraditado de Miami na noite de quinta-feira, informou a polícia.

Hurtado deverá responder ante os tribunais pela acusação de dirigir a patrulha militar que assassinou 69 camponeses, entre els 30 crianças e 27 mulheres, em agosto de 1985, em Accomarca (sudeste) durante o conflito interno contra a guerrilha do Sendero Luminoso.

"O açougueiro dos Andes" se incorporará nos dias seguintes ao julgamento do caso Accomarca, no qual são processados 29 militares desde 4 de novembro de 2010, um caso reaberto depois de 25 anos.

Hurtado havia fugido dos Estados Unidos durante a década de 1990, onde foi localizado e detido pelas autoridades a pedido da justiça peruana há três anos.

A matança foi cometida depois do início do primeiro governo do presidente Alan García, que havia assumido o cargo em 28 de julho daquele ano.

O conflito interno peruano deixou 70 mil mortos entre 1980 e 2000, segundo determinou a Comissão Verdade e Reconciliação em 2003.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter