EUA desdobrarão mais destróieres por ameaças da Coreia do Norte

Os Estados Unidos desdobrarão mais dois destróieres com sistema antimísseis no Japão antes de 2017 em resposta às provocações da Coreia do Norte, anunciou neste domingo em Tóquio o ministro da Defesa americano, Chuck Hagel.

"Em resposta às ações de provocação e desestabilização de Pyongyang, posso anunciar que os Estados Unidos estão planejando desdobrar no Japão dois navios destróieres com sistema antimísseis AEGIS", explicou Hagel em entrevista coletiva junto a seu colega japonês, Itsunori Onodera.

Com este novo desdobramento, a frota americana de navios com sistema antimísseis no Japão aumentaria para sete. A decisão de Washington veio depois que o regime norte-coreano lançou ao mar no dia 26 de março dois mísseis balísticos Rodong de médio alcance.

As resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas proíbem expressamente ao governo de Pyongyang qualquer lançamento que use tecnologia balística.

Por sua vez, o governo japonês ativou na quinta-feira, sem que se tornasse público até a sexta-feira, o protocolo para neutralizar possíveis mísseis da Coreia do Norte, o que implicou o desdobramento no Mar do Japão do destróier Kirishima, equipado com sistema Aegis capaz de realizar um acompanhamento e interceptar projéteis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter