Toneladas de Diplomacia – Navios de guerra britânicos chegam a Gibraltar para exercícios

Navios de guerra britânicos chegaram a Gibraltar nesta segunda-feira para exercícios militares previamente programados, em meio a tensões com a Espanha sobre a pesca ao redor do enclave britânico no Mediterrâneo. Embora as autoridades britânicas, espanholas e de Gibraltar afirmem que a chegada da Marinha no território britânico estava prevista há bastante tempo, algumas pessoas na Espanha veem o exercício como provocação.

Por volta das 5h da manhã (horário de Brasília), a fragata HMS Westminster navegou até o porto de Gibraltar ladeada por dois navios menores. Uma hora depois chegou o navio auxiliar Lyme Bay, parte de uma força-tarefa de quatro navios de guerra e outros cinco navios que saíram de Portsmouth e Plymouth cerca de uma semana atrás para exercícios no Mediterrâneo e no Golfo com diversos aliados.

A criação por Gibraltar de um recife artificial com blocos de concreto, que os pescadores espanhóis dizem prejudicará seu acesso a determinadas águas, levou a Espanha a endurecer seus controles de fronteira, o que provocou longas filas de espera para os trabalhadores e turistas que entram em Gibraltar.

A Espanha reivindica o território com população de apenas 30 mil pessoas, que foi cedido à Grã-Bretanha como parte de um tratado há 300 anos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter