Congresso dos EUA prorroga lei antiterrorista Patriot Act

WASHINGTON, EUA, 26 Mai 2011 (AFP) -O Congresso dos Estados Unidos aprovou na noite desta quinta-feira a prorrogação, até junho de 2015, do Patriot Act, a lei antiterrorista adotada pelo governo de George W. Bush após os atentados do 11 de Setembro.

Após vários dias de debates no Senado, os membros da Câmara Alta adotaram o texto por 72 votos contra 23. Na Câmara de Representantes a medida obteve 250 votos contra 153.

O projeto deverá ser promulgado agora pelo presidente Barack Obama, que se encontra na Europa mas utilizará o "autopen", um dispositivo que permite firmar documentos a distância, informou a porta-voz da Casa Branca Nick Shapiro.

Há três medidas incluídas no Patriot Act que são consideradas cruciais pelas agências de inteligência: a "vigilância móvel" das comunicações de suspeitos que utilizam várias linhas telefônicas; o princípio do "lobo solitário", que permite investigar um suspeito de atividades terroristas por conta própria, e a possibilidade de acesso das autoridades a "todo dado tangível" relativo ao suspeito, incluindo e-mails.

O Patriot Act foi criado após os atentados de 11 de setembro de 2001 para preencher as lacunas na guerra contra o terrorismo.

emp-lum/LR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter