Obama defende redução de arsenal nucelar em discurso em Berlim

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometerá nesta quarta-feira, durante o discurso em Berlim, a reduzir em um terço seu arsenal nuclear estratégico se a Rússia se comprometer a fazer o mesmo.

Segundo a edição de hoje do New York Times, Obama apostará pela diminuição do número de ogivas estratégicas das duas maiores potências nucleares das atuais 1.550 – o limite fixado no último acordo bilateral – para pouco mais de mil unidades.

O jornal antecipou, citando um alto funcionário americano, que Obama também vai propor intensificar a cooperação com a Otan para conseguir reduções significativas das armas nucleares táticas que não estão incluídas no tratado de desarmamento entre Moscou e Washington.

A Rússia conta com muito mais armas nucleares táticas do que os EUA e a Europa e, por enquanto, se mostrou reticente em aceitar as reduções.

Além disso, está previsto que o presidente americano anuncie em seu discurso a convocação de uma cúpula de segurança nuclear antes do fim de 2016.

Por outro lado, o assessor de segurança de Obama, Ben Rhodes, garantiu aos jornalistas que o presidente vai fazer "um pedido aos cidadãos e governos para que façam o necessário para que os próximos 50 anos sejam tão bons quanto os últimos 50".

Obama defenderá a extensão dos valores democráticos para além do mundo ocidental, acrescentou.

Junto com a redução das armas nucleares, o presidente americano não vai deixar de abordar a necessidade de se combater as mudanças climáticas e a luta conjunta contra o terrorismo.

Obama deve lembrar, além disso, o seu discurso em Berlim como candidato à Presidência em 2008, no qual se comprometeu em acabar com as guerras no Iraque e Afeganistão e em reformar as bases da luta contra o terrorismo.

A Rússia acredita que o acordo de desarmamento nuclear proposto pelo presidente Barack Obama deve incluir outros países que possuam armas atômicas, afirmou nesta quarta-feira um conselheiro do Kremlin, Iuri Ushakov.

"Ouvimos essas informações e afirmamos que o processo de redução das capacidades nucleares deveria incluir outros países dotados com esse tipo de armas", afirmou Ushakov horas antes de Obama oficializar suas proposta em um discurso em Berlim.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter