Boeing e UFMG Explorarão Oportunidades de Pesquisa Conjunta

Belo Horizonte, 5 de dezembro de 2012 – A Boeing e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assinaram hoje um memorando de entendimento para explorar projetos de pesquisa colaborativa envolvendo biomateriais e protótipos multidisciplinares.

A iniciativa é da Boeing Pesquisa e Tecnologia Brasil, do Departamento de Química e da Faculdade de Engenharia da UFMG. Com base nos resultados positivos, a Boeing e a UFMG discutirão a expansão da cooperação para outras áreas de pesquisa conjunta.

“O desenvolvimento de tecnologia em biomateriais e de protótipos multidisciplinares é importante para a Boeing e a indústria da aviação", disse Al Bryant, vice-presidente da Boeing Pesquisa e Tecnologia Brasil, a filial brasileira da organização de pesquisa avançada e desenvolvimento da Boeing. “Estamos ansiosos para trabalhar com os talentosos pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. Acreditamos que a aplicação de uma abordagem multidisciplinar ao desenvolvimento de novos materiais tem o potencial de criar valor para o Brasil e para a Boeing.”

Para o reitor da UFMG Clelio Campolina, uma parceria dessa natureza é vista como a oportunidade para transformar conhecimento científico em conhecimento tecnológico e aplicado.

“O Brasil é um país emergente, ainda com muitas dificuldades, mas que também tem muitas oportunidades de negócio, o que é positivo tanto para nós quanto para a Boeing, empresa que tem uma tradição histórica de competência tecnológica e comercial, sucesso no mercado, e agora inclusive com essa grande preocupação com a questão ambiental, que veio para ficar”.

“A Boeing se orgulha de ser parceira da indústria de aviação brasileira há 80 anos e é uma honra para nós dar continuidade a essa excelente tradição através desta colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais, a maior universidade federal do Brasil”, afirmou Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil. “Juntos, acredito que podemos contribuir solidamente para a meta estratégica do governo federal brasileiro de promover o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia e os planos do estado de Minas Gerais de ampliar sua capacidade na área da aviação.”

A Boeing Pesquisa e Tecnologia é a organização de pesquisa avançada, tecnologia e inovação da Boeing e trabalha para fornecer uma ampla base de soluções tecnológicas inovadoras e acessíveis para os atuais e futuros sistemas e serviços de aviação. A Boeing Research & Technology-Brasil trabalha com grandes pesquisadores no Brasil e no mundo. Para mais informações, visite o www.boeing.com.br

Com mais de 37 mil alunos, a Universidade Federal de Minas Gerais é a maior universidade federal do país e uma das universidades de maior prestígio na América Latina. A universidade é conhecida por utilizar materiais e pesquisa de engenharia para projetar, construir e realizar voos experimentais de aeronaves, de forma independente. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter