GRIPEN – SAAB e GE Aviation Fortalecem Laços no Brasil

O plano da Saab de transferir tecnologia do Gripen NG, dentro do contexto do programa F-X2, acaba de receber um reforço: a assinatura de um Memorandum of Understanding (MoU) entre a GE Aviation e várias empresas aeroespaciais brasileiras.

 Com a assinatura, os fornecedores brasileiros passam a fazer parte da cadeia global de suprimento da GE e a proposta da Saab à Força Aérea Brasileira, referente aos componentes internos do Gripen NG, também foi fortalecida.

Os MoUs assinados com a Grauna Aerospace S/A, a Increase Aviation Service Ltda., a TAP Maintenance and Engineering, a Avio do Brasil e a Akaer, preveem conhecimento especializado local nas diferentes áreas de manutenção, fabricação e engenharia aeronáutica.

"A GE Aviation tem o prazer de se fundamentar em sua excelente relação com o Brasil, onde desenvolvemos tecnologias de ponta com a indústria local e inauguramos nosso mais novo centro de pesquisa tecnológica, no Rio de Janeiro”, disse Tom Champion, diretor da GE Aviation Industrial Cooperation."Por meio de um treinamento prático no próprio trabalho, a GE ajudará a desenvolver capacitações industriais no Brasil, posicionando o país para competir no mercado aeroespacial por muitos anos no futuro", completou.
 
O potencial de cooperação da GE Aviation diz respeito ao desenvolvimento de programas com empresas aeoespaciais do Brasil, a fim de estabelecer suporte de longo prazo para aeronaves. Os programas devem incluir transferência de tecnologia, treinamento em manutenção e montagem, bem como em inspeção e testes de motores.
 
“Estou muito satisfeito com o suporte continuado dado pela GE, demonstrando seu compromisso com as nossas atividades conjuntas, no Brasil.  A SAAB e a GE mantêm uma longa e bem-sucedida parceria no programa Gripen”, disse Åke Albertsson, gerente-geral da Saab no Brasil.
 
A AKAER já participa do programa do Gripen NG, o que inclui projeto, ferramental e industrialização.  Em maio de 2012, a SAAB reforçou suas relações com a AKAER, por meio de investimentos financeiros, levando adiante outro estágio importante para futuros projetos, desenvolvimentos e produção do Gripen no Brasil.
 
A proposta do Gripen NG, feita pela SAAB no Brasil, inclui um plano de transferência de tecnologia para equipar a indústria brasileira, com as capacitações necessárias (técnicas e conhecimento), nas áreas de desenvolvimento, produção e manutenção da aeronave.
   
A transferência de tecnologia será executada, por meio de um trabalho prático de desenvolvimento, fabricação, operação e futuras modernizações do Gripen NG no Brasil.  Trata-se de uma aliança estratégica com a indústria local, na qual o Brasil atuará como um parceiro.

Sobre a SAAB AB

A SAAB atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil.  A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.

Sobre a GE Aviation

A GE Aviation, uma unidade operacional da GE [NYSE: GE], é uma das principais fornecedoras, no mundo, de motores de jatos, turbinas e turbohélices, bem como de componentes e sistemas integrados para aeronaves comerciais, militares, executivas e outras.  A GE Aviation mantém uma rede global de serviços, em apoio a estas ofertas.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter