HORNET – GE Aviation Assina MoU com Empresas Brasileiras de Manutenção de Aeronaves

SÃO PAULO, 22 de outubro de 2012– A GE Aviation, parceira da Boeing no programa Super Hornet, assinou recentemente memorandos de entendimento (MOU) com empresas brasileiras para que estas se tornem potenciais membros da cadeia global de fornecedores  do programa, elevando o componente de fabricação local da proposta do F/A-18 da Boeing para a concorrência F-X2 do governo brasileiro para a aquisição de aviões de caça.

Os memorandos assinados com as empresas Grauna Aerospace S.A., Increase Aviation Service Ltda., TAP Maintenance and Engineering e AKAER oferecem conhecimento local em diferentes áreas de engenharia, manutenção e produção de aeronaves.

Os memorandos também ressaltam o potencial para que a GE Aviation desenvolva programas com as empresas brasileiras para estabelecer apoio de longo prazo para aeronaves  no Brasil. Os programas  incluem transferência de tecnologia assim como treinamento em manutenção e montagem, inspeção e teste de motores.

“O Brasil continua a estabelecer cada vez mais a sua presença global dentro da indústria aeroespacial, fornecendo oportunidades para apoiar e fortalecer operações da Boeing e dos nossos Parceiros Industriais no Super Hornet, como a GE Aviation”, disse Susan Colegrove, Diretora de Parcerias Estratégicas Internacionais da Boeing. “Ao estabelecer relações de negócio firmes e de longo prazo com empresas brasileiras, a Boeing e seus parceiros podem oferecer um grande número de soluções a nossos clientes.”
 
As áreas de conhecimento das empresas são:

· Grauna Aerospace S.A., de Caçapava – fabrica peças de usinagem de precisão e montagem de subconjuntos estruturais para a indústria aeronáutica.
· Increase Aviation Service Ltda., de Belo Horizonte – conduz inspeção,  reparo e revisão de assessórios e peças de motores.
· TAP Maintenance & Engineering, localizada no Rio de Janeiro e em Porto Alegre – fornece manutenção, reparo e revisão de aeronaves e componentes,.
· AKAER, de São José dos Campos – fornece serviços de engenharia e design para vários clientes no setor aeroespacial, de defesa e para outras áreas, no Brasil e  no exterior.

 “Atualmente, a  GE Aviation tem uma presença forte no Brasil e espera expandi-la ao oferecer oportunidades valiosas para a indústria brasileira”, disse Tom Champion, diretor de cooperação industrial da GE Aviation. “Fornecendo treinamento em sala de aula e apoio prático de acompanhamento a estas empresas, a GE irá construir capacidades industriais duradouras no Brasil.”

Os memorandos de entendimento são adicionais àqueles recentemente renovados com as empresas brasileiras Avio do Brazil e GESPI Aeronautics. A GE Aviation fornece os motores F414-GE-400 que equipam o  F/A-18 Super Hornet.

A GE Aviation, uma unidade operacional da GE, é líder mundial no fornecimento de motores para jatos e aviões turboélice, componentes e sistemas integrados para aeronaves comerciais, militares, executivas e aviação geral. A GE Aviation tem uma rede global de serviços para oferecer apoio a estes produtos.

Uma unidade da Boeing Company, a Boeing Defense, Space & Security é uma das maiores empresas mundiais do segmento de defesa, espaço e segurança, especializada em soluções inovadoras e capacidades voltadas às necessidades de seus clientes, além de ser a maior e mais versátil fabricante de aeronaves militares. Com sede em St. Louis, a Boeing Defense, Space & Security é uma empresa de US$32 bilhões, empregando 61 mil pessoas em todo o mundo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter