RAFALE INTERNATIONAL Patrocina Seminário Acadêmico em São Paulo

O Consórcio RAFALE International (formado pelas empresas Dassault Aviation, Snecma e Thales), patrocinou um seminário da BRAFWARE, realizado em conjunto com a Associação Brasileira de Aeronáutica (AAB) e a Associação Espacial Brasileira (AEB) no Memorial Aeroespacial Brasileiro, entre os dias 28 e 31 de maio.

A iniciativa visa dar continuidade à cooperação acadêmica e de pesquisa aeroespacial entre Brasil e França, como parte do processo de cooperação industrial que integra a proposta francesa para o Brasil. A França é o único concorrente do F-X2 a oferecer o compartilhamento de tecnologia sem restrições para o governo brasileiro, empresas e organizações locais. O projeto de compartilhamento de tecnologia e contrapartidas vai abranger mais de 160% do contrato de compra da aeronave.

A BRAFWARE (Brazilian French Workshop on Aerospace Research and Engineering ) foi fundada em dezembro de 2011. A rede integra empresas importantes do segmento aero industrial, como Embraer, Helibras, Snecma, Thales e Dassault, assim como grandes instituições acadêmicas, como ISAE, ENSTA, ITA, UFABS, USP, UNICAMP e UNIFEI. Dentre seus objetivos estão o estreitamento de laços entre universidades e empresas por meio de um intercâmbio permanente com alunos de pós-graduação e o auxílio na elaboração de projetos de pesquisa ambiciosos no campo aeroespacial.

Bruno Stoufflet, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Dassault Aviation, destacou durante o evento a iniciativa europeia denominada Clean Sky, que é dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias para uma aviação ecológica, dentro de um projeto envolvendo mais de 400 parceiros industriais e acadêmicos da Europa. Além disso, o consórcio francês apresentou o modelo de “Clusters competitivos”, como forma de aprimorar a cooperação entre os agentes do setor aeroespacial.

Durante três dias, o workshop BRAFWARE reuniu mais de 120 participantes do Brasil e da França. O evento contribuiu com êxito para motivar possíveis projetos futuros e intensificar as parcerias estratégicas entre os dois países. O Consórcio RAFALE International já possibilitou a assinatura de mais 70 acordos com mais de 50 empresas brasileiras ou organizações.
 
Sobre o RAFALE International

RAFALE International é uma joint-venture (G.I.E Groupement d'Intérêt Economique), constituída pela Dassault Aviation, Snecma e Thales para  promover a aeronave de combate Rafale a clientes internacionais. Imagens, vídeos e mais informações: www.rafale.com.br.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter