BOEING e EMBRAER Assinam Acordo Cooperação

DefesaNet

Comunicado BOEING- EMBRAER

Boeing e Embraer assinam acordo para ampla cooperação, visando beneficiar clientes e apoiar o crescimento da indústria 09 Abril 2012

Boeing and Embraer Sign Agreement for Broad Business Cooperation to Benefit Customers and Support Industry Growth

Joint Statement – Comunicado Conjunto

Comunicado Conjunto do Presidente Barack Obama e da Presidenta Dilma Rousseff Washington, 9 de abril de 2012

JOINT STATEMENT BY PRESIDENT OBAMA AND PRESIDENT ROUSSEFF
9th April Washington DC


MOU – BRASIL – EUA

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO SOBRE A PARCERIA EM AVIAÇÃO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

MEMORANDUM OF UNDERSTANDING ON THE AVIATION PARTNERSHIP BETWEEN THE GOVERNMENT OF THE FEDERATIVE REPUBLIC OF BRAZIL AND THE GOVERNMENT OF THE UNITED STATES OF AMERICA

Documento distribuído de forma conjunta pelas empresas  BOEING e EMBRAER

  • Empresas líderes no segmento aeroespacial avaliarão meios para aprimorar eficiência, segurança e produtividade de aeronaves e pesquisa
  • Cooperação entre as companhias apóia o comércio e desenvolvimento econômico entre o Brasil e os EUA

     

WASHINGTON, D.C., 9 de abril de 2012– A Embraer S.A.  e a Boeing anunciaram hoje um acordo de cooperação para beneficiar clientes, as duas empresas e a  indústria de aviação. O acordo estabelece um relacionamento importante entre duas das maiores empresas aeroespaciais do mundo para cooperação em temas relacionados à melhoria da eficiência operacional, segurança e produtividade de aeronaves e satisfação dos clientes, gerando valor para as duas empresas e seus clientes.

Frederico Curado, Diretor-Presidente da Embraer S.A., e Jim Albaugh, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, assinaram o acordo durante a visita da presidenta do Brasil aos EUA, na sequência do encontro anual do Fórum de CEOs Brasil-EUA, uma parceria público-privada entre os governos brasileiro e norte-americano que reúne executivos líderes de ambos os países. Curado e Albaugh lideram o subcomitê para aviação do Fórum de CEOs.

A Boeing e a Embraer acordaram em buscar diversas áreas de cooperação, incluindo funcionalidades para aeronaves comerciais que aumentem a segurança e a eficiência, pesquisa e tecnologia, bem como biocombustíveis sustentáveis para aviação. As duas empresas também buscarão outras áreas de cooperação visando benefícios mútuos e valor para seus clientes.

“Este acordo significante entre duas empresas reconhecidamente líderes da indústria aeroespacial traz oportunidades reais para a redução de custos operacionais dos clientes e melhoria da eficiência de suas frotas”, disse Albaugh. “Esperamos trabalhar com a Embraer para promover o crescimento da indústria e desenvolver uma parceria produtiva que beneficiará nossas empresas e nossos países”.

“A Embraer tem um claro compromisso com a inovação lato sensu, bem como com a segurança e a eficiência na aviação”, disse Curado. “Tenho certeza que a colaboração com a Boeing em assuntos de ponta será benéfica para a indústria e estreitará as relações entre o Brasil e os EUA”.

O anúncio da Embraer e da Boeing foi feito no mesmo dia  em que foi assinado um Memorando de Entendimento para Parceria em Aviação entre os governos brasileiro e norte-americano, que visa expandir e aprofundar a cooperação entre os dois países na aviação civil, por meio do estreitamento da comunicação entre agências governamentais e aumento da cooperação e iniciativas do setor privado, criando parcerias econômicas e promovendo investimentos.

A Boeing e a Embraer já possuem outros acordos de cooperação. Em julho de 2011, as empresas anunciaram planos para financiarem uma análise de oportunidades para a produção de combustível sustentável para a aviação,  a partir da cana-de-açúcar. Em março de 2012, a Boeing, a Embraer e a Airbus anunciaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de biocombustíveis para a aviação com custos econômicos acessíveis e desempenho equivalente aos de origem fóssil.

A Embraer está presente nos EUA há mais de três décadas e no ano passado iniciou  atividades de produção em sua unidade em Melbourne, Flórida, onde atualmente realiza a montagem de jatos executivos. Recentemente, a Embraer anunciou a criação do Centro de Tecnologia e Engenharia Embraer EUA para conduzir atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologia para todas as suas linhas de negócios.

A Boeing tem uma forte e histórica parceria com o Brasil que se iniciou há 80 anos, com a entrega de 14 caças F4B-4 ao governo brasileiro em 1932. A empresa também é uma tradicional fornecedora de aeronaves comerciais para companhias aéreas brasileiras. Em outubro de 2011, a Boeing abriu sua sede Brasil em São Paulo e em dezembro, informou que estabeleceu parceria com a Comissão Fulbright Brasil-EUA para financiar o intercâmbio  de 14 estudantes brasileiros de engenharia aeronáutica e aeroespacial, através do programa “Ciência Sem Fronteiras”. Semana passada, a empresa anunciou que abrirá o Boeing Research & Technology-Brazil para desenvolver tecnologias aeroespaciais com cientistas e pesquisadores brasileiros.

O objetivo do Fórum Brasil-EUA de CEO é fornecer recomendações conjuntas aos dois governos para fortalecer a relação econômica Brasil-EUA. Esta é a sétima edição do evento.

# # #

Sobre a EmbraerA Embraer S.A. é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. A Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.  Para mais informações, visite www.embraer.com.br.

Sobre a BoeingCom sede em Chicago, Illinois, EUA, a Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo e líder na fabricação de jatos comerciais e sistemas espaciais, de segurança e de defesa. A Boeing Research & Technology tem parcerias com clientes, fornecedores, universidades e agências de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo para fornecer uma ampla base de tecnologias inovadoras e economicamente acessíveis para as unidades de negócios da Boeing. Para mais informações, visite www.boeing.com.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter