COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Aviação
F-X2 - Surge o AmoBim
Visita à Índia gera o primeiro embate com o Planalto do Ministro da Defesa Celso Amorim
Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet
O ministro da Defesa Celso Amorim vinha escapando dos holofotes e em especial dos microfones e canetas dos jornalistas. Longe dele o vírus do seu antecessor abatido pela incontinência verbal.
O que tanto atazanou o seu antecessor o ex-ministro Nelson Jobim o Programa F-X2 teve a incorporação do vírus verbal.
Longe da terra natal, em um tour de 3 dias à Índia, um dos maiores parceiros estratégicos prospectivos do Brasil, os vírus atacaram sem piedade o ex-Chanceler Celso Amorim.
As pragas malditas que são o Programa F-X2 e mais o mundo de interesses que gravitam na sua volta e a incontinência verbal acrescida da saudade da cadeira de chanceler.
Embora sejamos corretos o ministro não pronunciou, mas os indianos a colocaram em seus lábios. A agência oficial do governo da Índia a PTI divulgou a seguinte nota no próprio dia 06 de Fevereiro, seguida de um artigo um pouco mais detalhado pelo India Times, no dia 08 de Fevereiro.
06/02/2012 India, Brazil discuss defence cooperation - PTI
New Delhi, 6 February: India and Brazil on Monday [6 February] held discussions to enhance their bilateral cooperation in areas of defence and regional security. |
A agenda do ministro da Defesa Celso Amorim, na Índia, tinha os seguintes compromissos: |
Pois bem, surpresa geral, a visita do Ministro com o cacoete de Chanceler acabou na sala do Primeiro-Ministro Dr Manmohan Singh, no dia 06 de Fevereiro.
Para piorar os indianos comunicam que trocarão detalhes do seu também complicado Medium Multi-Role Combat Aircraft Program (MMRCA), o F-X2 local. O resultado foi anunciado no dia 31 de janeiro de 2012 e o vencedor foi o caça francês Rafale. Competiam no final o caça do Consórcio Eurofighter e o Dassault Rafale.
Foi demais para o neófito ministro. E o Planalto já aplicou o anti-vírus.
Em tempo, o vírus e os anti-vírus são já conhecidos dentro do governo Dilma Rousseff. O ministro da Defesa Celso Amorim foi chamado urgente pela ministra-chefe da Casa Civil Gleise Hoffman à Brasília. Assim o ministro cancelou a sua escala no Marrocos, prevista para quinta-feira, e voltou direto ao Brasil.
A COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), do Comando da Aeronáutica solicitou aos concorrentes do Programa F-X2 (Dassault Rafale, SAAB Gripen NG e Boeing F/A-18 Super Hornet) que estendessem as suas propostas pela segunda vez. A primeira vez foi até dezembro de 2011. Assim aas propostas apresentadas em Outubro de 2009, permanecem válidas.
O anúncio da Índia coloca três questões relevantes:
1 – É possível o Governo da Índia compartilhar dados cobertos pelas clausulas de confidencialidade apresentados pelos concorrentes?
2 - A informação de dar os dados de dois anos e meio atrás do F-X2 com os atualizados do MMRCA soa estranha.
3 – Estarão o MD, FAB e COPAC tentando ganhar tempo e esquecendo do Sr Fernando Pimentel, o negociador escolhido pelo Palácio do Planalto?
Enfim a promessa em “off” dos oficiais da FAB e do próprio ministro que sai um resultado ainda no primeiro semestre pode complicar.
O que realmente surgiu foi a figura do AmoBim. A pororoca resultante de Celso Amorim mais Nelson Jobim.
DefesaNet
India to Share Its $10 bn Fighter Selection Experience with Brazil India Times DEFESA - Amorim viaja à Índia para reforçar cooperação bilateral 01 fevereiro 2012 Link
"C'est ça" Eliane Cantanhede Link |