Consórcio Rafale e a Prefeitura de São Bernardo do Campo discutem Cidade Digital

Executivos do Consórcio RAFALE se reuniram na última semana com a equipe do Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. O objetivo da reunião presidida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jefferson da Conceição, foi aprofundar as discussões para transferência de tecnologia na cidade, caso o caça Rafale seja escolhido pelo Governo Brasileiro como nova aeronave da FAB, dentro do escopo do programa F-X2.

A iniciativa faz parte dos esforços do Consórcio para iniciar o processo de cooperação industrial que integra a proposta francesa para o Brasil. A França é o único concorrente do F-X2 que oferece transferência irrestrita de tecnologia para o Governo brasileiro e as empresas e organizações locais. O projeto de transferência de tecnologia e compensações irá abranger mais de 160% do contrato de compra da aeronave.

Entre os temas abordados na reunião estão a cooperação tecnológica e educacional, o apoio em pesquisa e desenvolvimento, a implantação do projeto da Cidade Digital em São Bernardo do Campo e os próximos passos para as parcerias. A empresa Omnisys, subsidiária da francesa Thales no Brasil, estuda ampliar suas instalações em São Bernardo do Campo, diante de perspectivas de produção de novos radares. O próximo passo da parceria com a prefeitura será dado no início de 2012, quando a Dassault Systèmes, intermediada pelo Consórcio RAFALE, apresentará a primeira maquete digital da cidade.

Jean-Marc Merialdo, diretor da Dassault International no Brasil, comenta que a iniciativa irá além das parcerias industriais entre empresas, favorecendo também a comunidade acadêmica da região. “O Consórcio RAFALE vai inserir universidades da região numa rede de universidades francesas, favorecendo o intercâmbio de experiências acadêmicas e de estudantes”, comentou o executivo. A parceria com universidades da região do ABC Paulista vai congregar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, na área de técnicas de produção e de monitoramento ambiental.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter