Brasil e Suécia buscam oportunidades de parcerias tecnológicas

Assessoria ABDI


Cerca de 80 empresários, pesquisadores e representantes de governo do Brasil e da Suécia vão se reunir, no dia 9 de novembro, em Estocolmo, para identificar novas oportunidades de projetos tecnológicos conjuntos, durante o 3º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia. O encontro é promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Agência Sueca de Inovação (Vinnova).

"Brasil e Suécia são parceiros de longo prazo. Em 2009, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países e criado um programa de cooperação industrial em alta tecnologia. Desde então, a ABDI e a Vinnova estão coordenando esse processo, apoiando projetos e missões de ambos os países e promovendo o diálogo constante entre os stakeholders", conta o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, que participará do encontro.

Na pauta desta edição do evento está a co-incubação de empresas, iniciativa que pode auxiliar companhias a estabelecerem operações nos dois países. "Enquanto a Suécia é líder global em inovação e tem um histórico de sucesso na implementação e operação de incubadoras, na última década o Brasil experimenta uma grande expansão em seu ambiente de inovação. Portanto, parcerias dessa natureza seriam muito ricas para ambos", afirma o diretor da ABDI.

Também serão debatidos temas como internacionalização de empresas, cooperação industrial e parcerias ligadas a grandes eventos – Copa do Mundo e Olimpíadas. "Buscamos a realização de parcerias em áreas intensivas em conhecimento, o que contribui para o aumento da competitividade da indústria brasileira", destaca Campanhola.

Tanto a ABDI quanto a Vinnova atuam diretamente com políticas de competitividade. Ambas fazem parte da Federação Global de Conselhos de Competitividade (GFCC, na sigla em inglês), iniciativa internacional que reúne líderes de conselhos de competitividade de várias partes do mundo, para promover o diálogo contínuo, compartilhar melhores práticas e criar uma rede global de cooperação. Nos dias 21 e 22 de novembro, o Brasil sediará a 2ª Reunião Anual da GFCC, em Porto Alegre (RS).

Resultados da cooperação Brasil-Suécia – Os 1º e 2º Laboratórios de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia aconteceram no Brasil, respectivamente, em maio de 2010 e abril de 2011, dando cada vez mais concretude à parceria dos dois países. Entre os resultados dessa cooperação estão o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), instalado em São Bernardo do Campo (SP), e a parceria firmada entre a empresa brasileira Vale Solução em Energia (VSE) e a sueca Scania, para desenvolvimento, produção e comercialização de motores a etanol e suas aplicações.

A cooperação Brasil-Suécia também contou, nos últimos anos, com atividades e missões técnicas promovidas pelo Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), especialmente no setor aeroespacial.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter