SAAB – Nota Oficial

 

SAAB – Official Statement F-X2 in English Link


Governo brasileiro escolhe caça Gripen


O Governo Brasileiro anunciou hoje a escolha do Gripen NG. A oferta apresentada ao Governo Brasileiro pela SAAB inclui o Gripen NG, os subsistemas para o Gripen NG, um pacote extenso de transferência de tecnologia, pacote de financiamento e um acordo bilateral de colaboração entre os governos do Brasil e da Suécia.
 
O anúncio será seguido de um período de negociações com a Força Aérea Brasileira para a compra de 36 caças. Depois deste período, um acordo pode ser alcançado entre a SAAB e o Brasil e uma ordem de compra do Gripen NG será feita.
 
“Estou muito orgulhoso da confiança depositada pelo Governo Brasileiro no Gripen NG. A SAAB acredita que o anúncio de hoje representa um forte compromisso do Governo Brasileiro e estamos ansiosos para fornecer para a Força Aérea Brasileira o caça líder mundial e com melhor custo-benefício. Além disso, este anúncio é muito importante para a colaboração entre Brasil e Suécia. Nós estamos preparados para iniciar a colaboração industrial como planejado, com os seus efeitos positivos para a indústria brasileira", diz Håkan Buskhe, CEO da SAAB.
        
Caso o Brasil adquira o sistema Gripen, estará se unindo aos seguintes países que já o operam hoje: Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca, Tailândia e o UK Empire Test Pilot School (ETPS). A Suíça também escolheu o Gripen como seu futuro caça.

Entre Agosto e Setembro de 2013, ambas as câmaras do Parlamento Suíço votaram sim para a compra do Gripen. Um referendo sobre a compra está programado para ser realizado em 2014.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter