O que é o Telegram e como ele é diferente de outros aplicativos de mensagens?

Gemalto Security

As inovações tecnológicas transformam a sociedade, com fatores que influenciam o nosso cotidiano, tais como as redes sociais. Entretanto, essa era tecnológica ainda sofre com problemas de segurança.

Nos últimos dias, muito tem se falado sobre o Telegram, serviço de mensagem que foi invadido por hackers expondo conversas de líderes da Operação Lava Jato.

A Gemalto, uma empresa do Grupo Thales, líder mundial em segurança digital explica o que é o Telegram e como funciona. Os especialistas da Gemalto estão à disposição para falar sobre segurança nas redes.

O que é o Telegram e como ele é diferente de outros aplicativos de mensagens?

Os aplicativos de mensagens são hoje nossa forma de comunicação preferida. Por meio deles podemos nos conectar com nossos amigos a qualquer hora e em qualquer lugar. E, enquanto o Facebook Messenger e o WhatsApp são os mais famosos, existe um aplicativo que surgiu recentemente para chacoalhar o mercado, alegando ser o mais seguro de todos eles. Esse aplicativo é o Telegram Messenger.

O que é Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens on-line que funciona exatamente como os aplicativos de mensagens mais populares: WhatsApp e Facebook Messenger. Isso significa que você pode usá-lo para enviar mensagens aos seus amigos quando estiver conectado ao Wi-Fi ou a seu plano de dados.

O Telegram armazena dados na nuvem e afirma priorizar a segurança e a velocidade, sendo considerado, uma boa alternativa. Ele foi lançado em 2013 e desde então atingiu 200 milhões de usuários mensais ativos.

Características diferenciadas

Fundado pelo russo Pavel Durov, que também está por trás da maior rede social da Rússia, o VKontakte (VK); o Telegram alega combinar a velocidade do WhatsApp com a efemeridade do Snapchat. Assim como o WhatsApp, o Telegram tem a capacidade de mostrar o status de um amigo e anexar e compartilhar fotos, vídeos, localização, contatos e documentos.

A característica mais diferenciada do Telegram é a segurança. Ele alega que todas as suas atividades, incluindo bate-papos, grupos e mídias compartilhadas entre os usuários, são criptografadas. Isso significa que só ficam visíveis se forem decifrados primeiro.

O aplicativo também permite que você defina cronômetros de autodestruição para as mensagens e mídias compartilhadas, que podem variar de dois segundos a uma semana, por meio do recurso “Secret Chat”.

Ele também oferece criptografia de ponta a ponta, não deixando rastros em seus servidores. Há também a capacidade de verificar a segurança dos seus “Chats Secretos” usando uma imagem que serve como uma chave de criptografia. Ao comparar sua chave de criptografia com a de um amigo, você pode efetivamente verificar se sua conversa é segura e menos vulnerável a ataques man-in-the-middle (acontece quando um hacker se insere em uma conversa entre duas partes).

Como usá-lo

O Telegram pode ser usado e instalado como qualquer aplicativo de mensagens. Você pode fazer o download na App Store da Apple ou na Play Store do Google. Procure o logotipo de um avião de papel. Depois de passar pela tela de boas-vindas, você será solicitado a inserir seu número de telefone e, em seguida, adicionar seu nome e uma foto.

O próximo passo é encontrar amigos e iniciar um bate-papo. O aplicativo pode ser usado em smartphones, tablets, laptops e computadores desktop. O Telegram está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Windows NT, macOS e Linux.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter