SISFRON – Contrato de implantação do Projeto Piloto assinado

O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) é um sistema de sensoriamento, de apoio à decisão e de apoio à atuação operacional integrada, cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira, sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença, enfatizando o adensamento das Unidades das Forças Armadas nas fronteiras e direcionando a capacitação da indústria nacional para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.

Nesta fase inicial foi contratada a implantação do Piloto do Sistema na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Dourados (MS). A Brigada é subordinada ao Comando Militar do Oeste e tem a maioria de suas Unidades desdobradas na faixa de fronteira, compreendendo uma frente de mais de 600 km, no Estado do Mato Grosso do Sul. O Piloto se destina, entre outras finalidades, a avaliar, reajustar e refinar as definições preliminares do Sistema, possibilitando a sua implementação, de forma efetiva e adequada, no restante do País.

O Comandante do  Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, General de Brigada Antonino dos Santos Guerra Neto, representando o Exército Brasileiro, e os responsáveis pelo Consórcio TEPRO, composto pelas empresas SAVIS e ORBISAT, assinaram o Contrato de Implantação do Projeto Piloto do SISFRON, possibilitando o início de um dos projetos prioritários da Força Terrestre e da Nação Brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter