COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Terrestre

18 de Fevereiro, 2022 - 10:10 ( Brasília )

Divisão de Exército reforça monitoramento das fronteiras com Batalhão de Comunicações


Vocacionado para a parte operacional e de defesa das fronteiras entre o Paraná e Santa Catarina, o Comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) reforçou a estrutura militar com a ativação do Núcleo do 5º Batalhão de Comunicações (Nu 5º B Com).

A evolução da estrutura militar e o aumento da operacionalidade são dois objetivos estratégicos fundamentais no Comando da 5ª DE, que estabeleceu como uma das metas a implantação do 5º B Com, focando no apoio às operações de amplo espectro. Atualmente, o Exército Brasileiro tem nove batalhões de comunicações, sendo quatro na Região Sul do País.

Batalhão



A organização militar foi implantada em fevereiro de 2021 e, em sua primeira fase de atividade, houve a necessidade de organização do efetivo e de instalações. As atividades foram conduzidas pelo Chefe da Equipe Precursora, Tenente-Coronel Leonardo Fernando Canelossi Rosa, e pelo Tenente-Coronel Antônio Donizete Manfrinato.

A organização militar é a responsável pelo monitoramento das fronteiras na região oeste dos estados do Paraná e Santa Catarina, utilizando os equipamentos mais modernos disponíveis em território nacional. Os equipamentos, oriundos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON), são utilizados por operadores especializados para o fortalecimento do monitoramento/controle, da mobilidade e da presença das tropas para atender às necessidades da defesa do País. Entre a lista de materiais utilizados, estão alguns relacionados à comunicação via satélite.

Os 59 militares integrantes do 5º B Com deverão apoiar e assegurar o fluxo contínuo e seguro de dados entre diversos escalões da Força Terrestre. Deverão, também, produzir informações confiáveis e oportunas para a tomada de decisões e apoiar prontamente em ações de defesa ou contra delitos transfronteiriços e ambientais. O efetivo poderá reforçar em pessoal e material a 5ª Companhia de Comunicações Blindada e a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada – ambas organizações militares de comunicações orgânicas das brigadas que compõem a Força de Emprego Estratégico da 5ª Divisão de Exército.

Para permitir a comunicação ágil e segura entre o Comando da 5ª DE e as organizações militares subordinadas, o Núcleo do 5º B Com está com sua estrutura centralizada no Forte do Pinheirinho, nas proximidades ao Quartel-General. Ele é responsável por suprir as demandas dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Comando

No dia 11 de fevereiro, o Núcleo do 5º B Com passou a ter seu primeiro Comandante, o Tenente-Coronel Luiz Cezar Pereira Salviano. A solenidade de assunção de comando foi realizada com a presença de autoridades militares e da tropa da nova unidade. O 5º B Com passará por mais duas fases de ampliação de efetivo até 2025, com o objetivo de chegar a 190 militares operando o SISFRON.


VEJA MAIS