COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Naval

27 de Setembro, 2021 - 09:09 ( Brasília )

Operação “Ágata Arco Sul Sudeste”, coordenada pelo Com8ºDN, chega ao término de suas ações


O Comando do 8° Distrito Naval (Com8ºDN) encerrou, em 22 de setembro, a Operação “Ágata Arco Sul Sudeste”. Realizada simultaneamente na região de fronteira marítima, fluvial e terrestre nos estados de São Paulo e Paraná, a operação teve o objetivo de aumentar a segurança por meio da efetiva presença dos órgãos de Estado na região.

A Operação Interagências incrementou a interoperabilidade e contou com a participação e apoio da Força Aérea Brasileira, Polícia Federal (PF), Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar do Estado do Paraná, Secretaria de Segurança Pública do Paraná, Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).



Os resultados obtidos contra as atividades ilícitas foram alcançados pela diversidade das ações desenvolvidas. Em coordenação com Órgãos de Segurança Pública e Agências de atuação Federal e Estadual, foram executados patrulhamento naval na calha dos rios; bloqueio e controle de estradas; ações cívico-sociais; reconhecimento na fronteira; patrulha naval e patrulhamento aéreo na área marítima, incluindo o perímetro das plataformas de petróleo. Foram navegadas cerca de 7.380 milhas náuticas, percorridos 70.616 quilômetros, realizadas mais de 21 horas de voo, além de 3.129 revistas e inspeções a veículos, pessoas e embarcações.



O sucesso da Operação “Ágata Arco Sul Sudeste” foi possível pela presença maciça do Estado Brasileiro que proporcionou, nas regiões contempladas pela missão, um aumento na percepção de segurança pela população que ali vive e trabalha.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pandemic War

Pandemic War

Última atualização 22 OUT, 11:11

MAIS LIDAS

Fronteiras