COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Segurança

05 de Maio, 2021 - 17:40 ( Brasília )

Ministério da Justiça e Segurança Pública abre inscrições para o 2º curso de “Segurança Dimensional nas Fronteiras”

Em parceria com a Universidade de São Paulo, capacitação qualifica profissionais que atuam no policiamento das fronteiras e divisas




O Ministério da Justiça e Segurança Pública está com as inscrições abertas para o curso gratuito de “Segurança Dimensional nas Fronteiras”, voltado a todos os operadores de ponta e gestores que atuam direta ou indiretamente nas fronteiras e divisas do país.

Esta é a segunda edição do curso, que traz uma abordagem interdisciplinar sobre temas como comércio ilícito, crime organizado e a cooperação policial e jurídica internacional na gestão das fronteiras. As aulas também trazem conceitos que se aplicam ao contexto de divisas estaduais.

O curso é coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie de SP. Mais de 2 mil alunos, entre agentes de segurança pública de todos os estados brasileiros e países vizinhos da América do Sul, já foram capacitados.

Para o coordenador-geral de Fronteiras, Saulo Sanson, é muito importante que o profissional da ponta possa compreender como se formam os mercados ilícitos e as ameaças híbridas, assim como as estratégias para o combate às organizações criminosas. 

"O curso tem contribuído significativamente para que os nossos operadores tenham contato com conhecimentos aliados à temática das fronteiras e divisas brasileiras e seus múltiplos contextos, por meio de uma gestão policial integrada e da cooperação internacional e jurídica”, disse.

Sobre o curso

Com uma carga horária de 84 horas/aulas, a capacitação é totalmente a distância, e o aluno poderá acessar as aulas e atividades a hora que quiser e quantas vezes quiser durante o período. Os participantes vão receber um certificado de conclusão concedido pela Universidade de São Paulo (USP).

Essa é uma das ações contempladas no acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a USP, em 2020, e que possibilita a realização de ações na área de capacitação, ensino e pesquisa para os agentes que atuam nas fronteiras e divisas do País.


Serviço

Período de Inscrições: até 16 de maio

Início das aulas: 07 de junho

Fim das aulas: 30 de julho

Links para inscrições:

Brasileiros com diploma:

https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=87&codcurceu=870300003&codedicurceu=21003&numseqofeedi=1&oriins=W

Brasileiros sem diploma:

https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=87&codcurceu=870400014&codedicurceu=21002&numseqofeedi=1&oriins=W

Estrangeiros:

https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=87&codcurceu=870400014&codedicurceu=21002&numseqofeedi=1&oriins=W

Dúvidas por meio do e-mail:

secretaria.redppol@usp.br ou  cgfron.diop@mj.gov.br


VEJA MAIS