Exército realiza treinamento para instalação de equipamento de energia solar na fronteira

Nos dias 29 e 30 de março, foi realizado, no Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (Pq R Mnt/12), o primeiro treinamento para a instalação de kit de geração de energia solar. O material vai ser destinado à geração de energia elétrica para os Próprios Nacionais Residenciais (PNR) localizados nos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) que ficam situados na área de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia (CMA).

O treinamento capacitou 12 militares. De acordo com o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho, o projeto de instalação de placas de geração de energia fotovoltaica, que converte luz solar em energia elétrica, entra para a história do CMA. Segundo o comandante, o projeto vai proporcionar mais conforto à família militar, residente nos PEF, que não tem acesso à energia elétrica e depende de microusinas e geradores para suprir suas necessidades.

A energia de luz solar vai complementar a ausência de energia, quando do desligamento de outras fontes, principalmente, no período noturno. O kit solar possui seis painéis, quatro baterias e um inversor de 2KW, que levarão a energia para as residências dos militares e grêmios de cabos e soldados. O engenheiro militar e gerente do projeto, Major Fábio Huss, do 2º Gpt E, ressaltou a importância estratégica da geração de energia elétrica para a presença do Exército nas ações de defesa das fronteiras da Amazônia Ocidental brasileira.

O treinamento capacitou, inicialmente, os militares do 2º Gpt E, da Comissão Regional de Obras (CRO) e do Pq R Mnt/12. No futuro, os militares e familiares residentes nos PEF também serão treinados sobre a manutenção das placas fotovoltaicas. Os kits serão instalados no 5º PEF, localizado em Maturacá, subordinado ao Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva.

Posteriormente, novos kits serão instalados no 2º PEF (Querari), no 6º PEF (Pari Cachoeira) e no 4º PEF (Surucucu). Estiveram presentes na abertura do evento o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho, o Comandante do Pq R Mnt/12, Tenente-Coronel Bordeaux, oficiais instrutores do projeto e os 12 militares que foram capacitados.

Fonte: 2º Grupamento de Engenharia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter