EB atua na fronteira oeste do País contra o crime organizado e práticas ilícitas

No período de 17 a 25 de novembro, foi desencadeada a Operação Ágata Pantanal XIII na faixa de fronteira oeste, envolvendo o Comando Militar do Oeste (CMO) e a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron) em atividades com os órgãos de segurança pública e fiscalização (OSPF) de Mato Grosso do Sul.

A Operação Ágata, coordenada pelo Ministério da Defesa, consiste na execução de atividades conjuntas das Forças Armadas, em apoio aos OSPF, federais e estaduais, visando intensificar a presença do Estado nas regiões da faixa de fronteira e fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, como o tráfico de drogas, armas e munições e o descaminho.

A Força Terrestre Componente do Exército Brasileiro empregou a 18ª Bda Inf Fron, por meio do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron), em Corumbá; e do 47º Batalhão de Infantaria, em Miranda. Já o 9° Batalhão de Engenharia de Combate (9° BE Cmb) reforçou a 2ª Companhia de Fronteira, em Porto Murtinho, com um Pelotão de Engenharia de Combate; além da Companhia de Comando da 18ª Bda Inf Fron, da 18ª Companhia de Comunicações e dos Pelotões Especiais de Fronteira de Porto Índio, de Forte Coimbra e Barranco Branco, que atuaram em suas áreas de operações com lanchas de combate e com meios especiais recebidos do CMO, como os  cães farejadores (Cães de Guerra). No total, a atuação contou com um efetivo de cerca de 556 militares.

Além desses meios, houve a imprescindível integração e colaboração dos OSPF, por meio de agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal do Brasil, da Força Nacional e de policiais militares do estado de Mato Grosso do Sul, que atuaram sinergicamente com os militares das Forças Armadas.

Como resultados tangíveis da Operação Ágata Pantanal XIII, destacam-se a detenção de dois bolivianos por tráfico de drogas, que transportavam 41 kg de cocaína; a autuação de duas pessoas, que portavam munições e armamentos irregulares; e a apreensão de valores não declarados à Receita Federal do Brasil.

O êxito alcançado ocorreu devido à plena integração e ao comprometimento, provenientes da união de esforços entre as Forças Armadas e os OSPF, no combate aos delitos transfronteiriços e no fortalecimento da presença do Estado brasileiro na fronteira oeste.

Fonte: 18ª Bda Inf Fron – 3º Sgt Israel Chagas

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter