COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Naval

05 de Novembro, 2020 - 11:20 ( Brasília )

Marinha do Brasil realiza exercício militar em praia de Outeiro (PA), durante a Operação “Ágata Norte”


A Marinha do Brasil (MB) realizou, no dia 30 de outubro, exercício militar com lançamento de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf - veículo blindado de transporte de pessoal) e aeronaves AF-1 Skyhawk (caças) na praia do Amor, em Outeiro, em Belém (PA).

A atividade fez parte da Operação “Ágata Norte” e teve caráter estritamente militar, com o objetivo de demonstrar a interoperabilidade dos meios. Para a realização dos exercícios, foi feito um isolamento da área terrestre e fluvial.

O adestramento militar contou com a participação dos seguintes meios navais e aeronavais: Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, quatro CLAnf e dois caças da MB. Esta é a primeira vez que caças da Marinha, Navio da Esquadra e veículos blindados atuam em conjunto em cenário ribeirinho.

A fim de garantir a segurança do local, foram empregados o Navio-Patrulha “Raposo Tavares”, o Navio-Patrulha "Guanabara", o Aviso de Patrulha “Tucunaré”, Lancha de Operações Ribeirinhas “Rio Negro” e Lanchas de Ação Rápida, além de Fuzileiros Navais.

Navio Doca Multipropósito “Bahia”

Capaz de transportar e controlar embarcações de desembarque, viaturas anfíbias e carros de combate; transportar carga e tropa; efetuar transbordos de pessoal; conduzir Movimento Navio para Terra por superfície ou helitransportado; realizar operações benignas em assistência humanitária e em casos de desastres naturais; destruir ou neutralizar unidades de superfície e submarinos inimigos; apoiar as operações anfíbias; apoiar a realização de operações especiais; prover as facilidades de Comando, Controle, Comunicações e Inteligência para Força Naval; efetuar operações de busca e salvamento, e outras atividades.

Além disso, o NDM “Bahia” conta com um complexo hospitalar dotado de 49 leitos, dois centros cirúrgicos, laboratório de análises clínicas e consultório odontológico.

Na Operação “Ágata Norte”, o NDM “Bahia” prestou apoio logístico e serviu de base para missões aéreas, que foram executadas pelo Comando Conjunto, composto pelas Forças Armadas e órgãos federais e estaduais de segurança pública e ambientais.

Também contribuiu para a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais nos rios do estado do Pará.

Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf)

É uma viatura blindada anfíbia utilizada como o principal vetor de poder sobre terra do Corpo de Fuzileiros Navais. Ela serve para prover proteção blindada, mobilidade e poder de fogo para a tropa embarcada. Tem capacidade de transportar até 22 militares armados e equipados. Sua blindagem suporta disparos de calibre de até .50. Cada CLAnf pesa, aproximadamente, 22 toneladas. Na ocasião, foi realizado o desembarque dos CLAnf, sendo lançados do NDM “Bahia” na água direção à terra.

AF-1 Skyhawk – caças da MB



São aeronaves de alta performance que têm como missão interceptar e atacar alvos aéreos e localizar, acompanhar e atacar alvos de superfície, a fim de contribuir para a Defesa Aeroespacial e proteção de Forças Navais.

São capazes de realizar ataques precisos a alvos aéreos ou no mar, bem como prover apoio de fogo às tropas e viaturas desdobradas em campo, por meio de ações de interdição e de Apoio Aéreo Aproximado, como foram demonstrados no dia do evento.


VEJA MAIS