Operação Fronteira Sul /Ágata combate ilícitos e fortalece a presença do Estado na fronteira oeste do Paraná

No período de 10 a 20 de setembro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Brigada Guarani, atuou enquadrando operativamente tropas da 5ª Divisão de Exército, durante a realização da 2ª fase da Operação Fronteira Sul/Ágata, dentro dos limites de sua Subárea de Segurança Integrada, que compreende toda a faixa de fronteira da região oeste do estado do Paraná.

A Fronteira Sul/Ágata é uma operação do Ministério da Defesa, que está inserida no Programa de Proteção Integrado de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, combinado com a Lei Complementar nº 97/1999, alterada pela LC nº 117/04 e LC nº 136/10, e que tem como prioridade o fortalecimento da prevenção, da fiscalização e da repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, aumentando a presença do Estado na região.

As ações preventivas e repressivas ocorreram durante o dia e a noite, em vários municípios lindeiros ao rio Paraná, tendo sido executadas em coordenação e cooperação com órgãos de segurança pública e de fiscalização federal e estadual em ambiente interagências.

Durante as operações, foram realizadas diversas atividades, como patrulhas terrestres e fluviais, postos de bloqueio e de controle de estradas e revistas de pessoas e de veículos, o que resultou em prisões de suspeitos e em apreensões de drogas e de carregamentos de cigarros, perfumes e eletroeletrônicos contrabandeados de países vizinhos. O total de produtos apreendidos soma mais de 6 milhões de reais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter