FAB assina Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal

Tenente Wanessa Liz E Major Bazilius

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, nesta quarta-feira (22/12), no prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), o Diretor-Geral da Polícia Federal (PF), Paulo Gustavo Maiurino, e o Diretor de Administração e Logística da PF, André Viana Andrade, para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal. Também participaram da reunião Oficiais-Generais da Aeronáutica.

O evento contou, ainda, com a presença do Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Luis Flávio Zampronha de Oliveira; o Diretor de Inteligência Policial, Rodrigo Carneiro Gomes; o Diretor-Executivo da PF, Sandro Torres Avelar; o Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação da PF, Alessandro Moretti; e o Diretor Técnico-Científico da PF, Nivaldo Poncio.

A assinatura do Acordo tem por objetivo a Cooperação Técnica e Operacional entre as Instituições, com vistas ao desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, voltados para o treinamento de recursos humanos, compartilhamento de recursos logísticos, tecnologias e informações, bem como planejamento e desenvolvimento institucional.

O Comandante destacou a importância da assinatura. “O Acordo de Cooperação que assinamos hoje com a Polícia Federal é um marco dessa relação de muitas décadas entre a Força Aérea e a PF. Nós temos diversas iniciativas na área de defesa aérea, de combate ao narcotráfico e logística. O que nós estamos fazendo aqui hoje é institucionalizar muitas dessas iniciativas com base em um documento que vai perdurar durante anos, e a partir do qual poderemos traçar outros acordos mais temáticos, mais pontuais. São duas Instituições do Estado Brasileiro que sabem que juntas são mais fortes pelo bem de nosso País”, disse o Oficial-General.

De acordo com o Diretor-Geral da Polícia Federal, a cooperação é inédita. "Nós já temos alguns acordos de cooperação técnicas firmados, mas esse é inédito, porque estreita a nossa relação ainda mais, permitindo o compartilhamento de informações, a troca de conhecimentos, a transferência de tecnologia de manutenção das aeronaves, de formação de pilotos, enfim, uma série de novos conceitos voltados para o enfrentamento do crime organizado", finalizou.

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER

Vídeo: Sargento T. Coutinho / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter