RAFAEL – Iron Dome

O Iron Dome da Rafael – o primeiro sistema combinado contra mísseis, artilharia e morteiros e de defesa aérea de muito curta distância com provas dadas em combate a nível mundial. Eficaz, inovador e economicamente acessível, o Iron Dome é a vanguarda em termos de neutralização de mísseis (alcance de 70 km ou superior) e de morteiros de curto alcance ao mesmo tempo que disponibiliza uma resposta de mísseis VSHORAD (até 10 km) em relação a ameaças de defesa aérea comuns. 

Seleccionado pelo Ministério da Defesa israelita, o Iron Dome é actualmente responsável pela camada próxima da protecção de defesa aérea e contra mísseis estratificada de Israel. O Iron Dome foi escolhido como o sistema que oferece a solução de defesa mais abrangente a um amplo leque de ameaças num ciclo de desenvolvimento relativamente curto e a um custo baixo por alvo destruído. O sistema é operado pela Força Aérea israelita.

Em Abril de 2011, o Iron Dome alcançou o estado de comprovado em combate após ter interceptado com êxito mísseis Grad disparados contra o sul de Israel a partir da Faixa de Gaza.

O Iron Dome disponibiliza detecção, identificação e intercepção rápida de mísseis e morteiros com alcances de 70 km ou mais, e contra aeronaves, helicópteros, veículos aéreos não tripulados (UAV) e munições guiadas de precisão (PGM). O sistema é eficaz em todas as condições meteorológicas incluindo nuvens baixas, chuva, tempestades de areia ou nevoeiro. O Iron Dome proporciona uma defesa robusta e selectiva. O sistema identifica e responde a ameaças apenas em áreas defendidas, desta forma evitando lançamentos desnecessários e reduzindo de forma significativa os custos. Um único lançador Iron Dome pode proteger a área de uma cidade de até dimensão média.

O Iron Dome inclui um interceptor único com uma ogiva especial que detona qualquer alvo no ar no espaço de segundos. O sistema pode lidar com múltiplas ameaças simultaneamente.

Componentes do Iron Dome

·                  Radar de Detecção Móvel e de Rastreio – Radar Multi-Missão (MMR)
·                  Unidade de Controlo e de Gestão de Batalha
·                  Sensores
·                  Unidade de Lançamento de Mísseis Móvel (MFU) com 20 interceptores Tamir
 
Vantagens do Iron Dome

·                  Operação em todas as condições meteorológicas diurnas/nocturnas
·                  Gestão selectiva de ameaças de salvas na área defendida.
                   Os alvos fora da área defendida são ignorados.
·                  Ogiva de ameaça detonada na sua trajectória.
·                  Ameaças destruídas fora da área defendida em voo.
·                  Possibilidade de ligação a Imagem de Situação Aérea (ASP) de escalão alto.
·                  Permite classificação de famílias de ameaças de alvos.
·                  Bateria de sistema facilmente transportável e móvel.
·                  Interceptores sem necessidade de manutenção com um ciclo de vida de 15 anos.

 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter