COBERTURA ESPECIAL - Fogo-Fire-Feuer-Feu - Aviação

09 de Novembro, 2020 - 23:22 ( Brasília )

Força de bombardeiros contra incêndios florestais.

Excepcional estudo de Eugênio Moretzsohn sobre aeronaves d combate a incêndios florestais

Eugênio Moretzsohn

  

A. Introdução.

Caros leitores.

1. O presente ensaio tem por modesta finalidade ventilar a questão se o país deveria investir num robusto Grupo de Aviação formado por esquadrilhas de aeronaves projetadas ou adaptadas para o combate a incêndios em grandes áreas, incluindo tripulações, instalações e  suprimentos necessários para garantir o máximo de disponibilidade de voo, mantendo esses meios centralizados em condições de atuar em qualquer ponto do território nacional e dos demais países sul americanos, num eventual esforço de cooperação.

2. Longe de esgotar o tema, pois, sequer sou aviador ou bombeiro, a finalidade primaz destas linhas é a de sensibilizar para a urgência de estruturarmos soluções pragmáticas de combate aos incêndios em nossos biomas e parar de passar vergonha aos olhos do mundo, pela incapacidade bem brasileira de lidar com esse flagelo histórico, apesar de previsível, geograficamente mapeado, de causas e consequências conhecidas.

3. Uma dessas soluções seria a aquisição ou fabricação própria de vetores aéreos eficientes de bombardeio com água ou retardantes, lançamento de bombeiros paraquedistas, apoio tático e logístico aos trabalhos em terra e salvamento de vidas humanas e de animais; também, de resgate de um bem intangível, mas, de muito valor: a reputação do país perante as demais nações.

4. Nem sempre os incêndios são, digamos, “presenciais”, para usar um termo muito em voga nesses tempos de M.C.D. (Muitas Coisas a Distância, criação do autor) – também abordarei a sensível questão dos “incêndios digitais”, aqueles cujo combustível é a ganância, o comburente é a ineficiência do estado e quem manda riscar o fósforo é o corrupto, na maior parte das vezes do conforto de um escritório.
 


 

Força de Bombardeiros Contra Incêndios Florestais by Nelson Düring on Scribd


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Geopolítica Híbrida

Geopolítica Híbrida

Última atualização 03 AGO, 09:50

MAIS LIDAS

Fogo-Fire-Feuer-Feu