Vice-presidente da República conhece ações realizadas pelo Censipam

O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, conheceu nesta terça-feira (28/01), em Brasília (DF), o trabalho realizado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), para a preservação e o desenvolvimento sustentável da região.

O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, explicou que o órgão utiliza satélites com Radar de Abertura Sintética (SAR) para monitorar o desmatamento da Amazônia com imagens de alta resolução. Além do desmatamento, Volkmer explicou que o Censipam apoia operações contra crimes ambientais e monitora eventos como as queimadas.

“Nossa intenção é produzir alertas de desmatamento e queimadas mais precisos e oportunos. Precisamos distinguir o legal do ilegal e qualificar o uso da terra. Com indicadores mais confiáveis, o governo estará mais bem preparado para lidar com os diversos desafios da Amazônia”, afirmou o diretor-geral do Censipam.

O General Mourão foi designado pelo presidente Jair Bolsonaro como coordenador do Conselho da Amazônia, que terá a responsabilidade de gerenciar ações de proteção, defesa e desenvolvimento sustentável na região.

“Precisamos coordenar os esforços realizados pelas diferentes agências governamentais. É preciso comando, controle, coordenação, inteligência e informação. O trabalho do Censipam é admirável, mas ainda não é aproveitado por todas as agências”, disse o vice-presidente.

Acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier, o vice-presidente também conheceu ferramentas desenvolvidas pelo Censipam para o levantamento de informações meteorológicas e o monitoramento de garimpos na Amazônia.

“Temos três vetores: preservar, proteger e desenvolver a Amazônia. O trabalho do Censipam se insere principalmente na preservação e na proteção. Podem ter certeza que o Censipam integrará a vanguarda da nossa ‘guerra”, completou Mourão.

Fotos: José Cruz/Agência Brasil e Romério Cunha/VPR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter