Operação Verde Brasil realiza apreensões no estado do Pará

Lane Barreto

Em continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito da Operação Verde Brasil, o Comando Conjunto Norte apreendeu pássaros e armamento na quinta-feira (25), em Tucuruí (PA).

A ação ocorreu durante patrulha realizada por militares das Forças Armadas em parceira com integrantes da Polícia Militar e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará. Na atividade, os militares ainda combateram foco de incêndio e apreenderam uma espingarda calibre 20.

As ações da Operação estão divididas em três áreas de coordenação: Comando Conjunto da Amazônia, localizado em Manaus, abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Comando Conjunto do Norte, situado em Belém, engloba os estados do Pará, Amapá, Tocantins e parte do Maranhão. E Comando Conjunto Oeste, compreende o estado de Mato Grosso.

A Operação Verde Brasil é executada por militares das Forças Armadas coordenados com órgãos de controle ambiental e de segurança pública, para o combate às queimadas e repressão ao desmatamento da floresta e do garimpo ilegal. Estão sendo empregados na ação mais de 8 mil homens e mulheres, 220 viaturas, 60 embarcações, 7 aeronaves brasileiras e 3 aviões civis do Chile.

Resultados

Desde o início da ação, em 24 de agosto, os militares e integrantes de agências governamentais já combateram mais de 1,5 mil focos de incêndio, detiveram 68 pessoas e lavraram 199 termos de infração, que resultou na aplicação de R$ 45,5 milhões em multas. Além disso, mais de dois mil militares foram capacitados para atuar como brigadistas.

Os militares destruíram 17 acampamentos ilegais, apreenderam 70 veículos e embargaram mais de 10 mil hectares de terra. Também revistaram 730 veículos e ministraram palestras de conscientização ambiental em escolas, nas localidades de Humaitá (AM) e Apuí (AM).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter