COBERTURA ESPECIAL - Fogo-Fire-Feuer-Feu - Terrestre

30 de Agosto, 2019 - 11:35 ( Brasília )

Militares do Exército orientam alunos de escolas de Tucuruí e Marabá sobre cuidado com meio ambiente


O Comando Conjunto Norte, no contexto da Operação Verde Brasil, no dia 27 de agosto, realizou ação cívico-social (ACISO) em escolas públicas do Pará, a fim de orientar alunos sobre o cuidado com o meio ambiente. Integrantes do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, localizado em Tucuruí, e do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, ministraram palestras em escolas de Ensino Fundamental e Médio com o tema gestão ambiental.

As atividades objetivaram orientar jovens e crianças sobre a importância do meio ambiente e de como devemos preservá-lo. A prevenção é uma das vertentes da Operação Verde Brasil, mostrando aos alunos que devemos preservar e respeitar a natureza, principalmente a nossa Amazônia.



Desde o dia o último fim de semana, o Exército Brasileiro, em conjunto com as demais Forças Armadas e com órgãos federais e estaduais, tem atuado com maior intensidade na coerção a crimes ambientais e no combate aos incêndios na Amazônia. A Operação Verde Brasil, do Ministério da Defesa, foi deflagrada após a publicação do Decreto Presidencial número 9.985, de 23 de agosto de 2019, que determina o emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem e para ações subsidiárias, com validade até o dia 24 de setembro de 2019.

De acordo com o documento, os militares das Forças Armadas podem ser empregados em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e levantamento e combate a focos de incêndio que eventualmente ocorram em áreas de fronteira, em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos Estados da Amazônia Legal que requererem.


VEJA MAIS