COBERTURA ESPECIAL - Forças Especiais - Defesa

05 de Dezembro, 2021 - 10:00 ( Brasília )

CIOpEsp - Centro de Instrução de Operações Especiais forma novos militares



Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de novembro, foi realizada, no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp), comandado pelo Coronel de Infantaria Álvaro de Souza Pinheiro Filho, a formatura de encerramento do Curso de Forças Especiais (CFEsp) e do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais (EMOx).

No total, 27 oficiais e praças de carreira do Exército Brasileiro, que possuem os cursos de Comandos e Básico Paraquedista, concluíram o Curso de Forças Especiais e integrarão as diferentes unidades de operações especiais do Exército Brasileiro, atuando em missões de âmbito nacional e internacional. Outros seis militares tornaram-se novos mergulhadores de operações especiais.

A vibrante cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que discursou aos formandos: "Agradeço o convite para estar aqui hoje, compartilhando com a velha guarda das Forças Especiais mais uma formatura que renova valores, virtudes e tradições castrenses. Parabenizo os familiares presentes, os novos Mergulhadores e Operadores de Forças Especiais."

O Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, afirmou que os resultados alcançados pelo Centro de Instrução de Operações Especiais (CI Op Esp) muito contribuirão para o aprimoramento operacional da Força Terrestre. O General Freire Gomes realizou a entrega de brindes ao oficial e sargento que foram destaques do curso. O Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, entregou uma lembrança ao militar destaque do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais.

O antigo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, o Presidente do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, o General de Exército Rui Monarca da Silveira, e demais autoridades acompanharam a brevetação realizada pelos instrutores e monitores aos concludentes que desfilaram em continência às autoridades, ao som da canção Eterno Herói, entoada pela Banda do 1º Batalhão de Guardas.

Foram celebrados o Jubileu de Ouro da turma de veteranos do Curso de Ações de Comandos do ano de 1971 e o Jubileu de Prata das turmas de Forças Especiais, Curso de Ações de Comandos e Curso de Formação de Cabo Comandos, formados em 1996. Abrilhantaram ainda o evento, três militares FE pioneiros da turma de 1957: General Iran, Coronel Paulo Tavares e Subtenente Iuri. Na festividade, foram inauguradas diversas placas rememorando os antigos concludentes do curso de Forças Especiais. O Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, foi um dos agraciados na cerimônia, por ter comemorado o Jubileu de Prata, ostentando o gorro preto há 25 anos.


















 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 28 JAN, 16:50

MAIS LIDAS

Forças Especiais