COBERTURA ESPECIAL - Forças Especiais - SOF

29 de Novembro, 2021 - 09:30 ( Brasília )

Treinamento Conjunto de Planejamento encerrou com integração entre militares das Forças Armadas


Mariana Alvarenga

Nesta sexta-feira (26), ocorreu o encerramento do Treinamento Conjunto de Planejamento, no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), em Niterói, no Rio de Janeiro.

O treinamento teve início na segunda-feira (22) e reuniu 18 militares - da Marinha, do Exército e da Aeronáutica - para desenvolver técnicas, táticas e procedimentos de atuação real. O grupo se debruçou na solução de um tema tático no contexto de um conflito simulado.

Ao término das atividades, o diretor do exercício, Comandante Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Cláudio Eduardo Silva Dias, parabenizou a iniciativa. “Temos que trabalhar juntos e integrados em prol do nosso País. É essencial que conheçamos as capacidades e as dificuldades de cada um, dentro de suas peculiaridades”, salientou.

O coordenador do treinamento da Marinha ressaltou que o “evento contribuiu para evolução do processo de planejamento de uma Força Conjunta de Operações Especiais quando ativada”.

Durante a capacitação, os militares trocaram conhecimentos. “Trazer o emprego de cada Força, de forma singular para a atuação conjunta, é um desafio. As Forças estão se entendendo melhor para canalizar um planejamento único”, disse um operador especial do Exército.

O componente da Força Aérea destacou a convergência entre os militares. “Cada Força tem um tipo de planejamento de Operações Especiais, que se unem para o mesmo tipo de ação”, pontuou.

Participaram do Exercício integrantes do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) e do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), da Marinha; do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC), do 1º Batalhão de Forças Especiais (1° BFEsp), do Exército; e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS/PARA-SAR) da Força Aérea.

Devido ao sigilo em torno do treinamento, os nomes dos operadores especiais não são divulgados.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 28 JAN, 16:50

MAIS LIDAS

Forças Especiais