Centro de Instrução Pára-quedista realiza aula inaugural do primeiro turno do curso de precursor

No dia 27 de abril, foi realizada, no auditório do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (C I Pqdt GPB), a aula inaugural do primeiro turno de 2021 do Curso de Precursor Paraquedista. Um total de 27 militares fará a capacitação: 12 oficiais e 12 sargentos do Exército Brasileiro, um oficial e um sargento da Marinha do Brasil e um oficial do Exército Paraguaio.

A palestra de abertura foi proferida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Eduardo Tavares Martins, precursor nº 303A.

Com 24 semanas, o Curso de Precursor Paraquedista é dividido em quatro fases: nivelamento técnico operacional, curso de mestre de salto, lançamento precursor e operações de precursores. Vencidas essas etapas, os alunos tornam-se aptos a cumprir diversas missões, como comandar equipes de precursores em infiltrações e exfiltrações, mediante qualquer processo; reconhecer e operar zonas de lançamento, zonas de pouso e zonas de pouso de helicóptero; atuar como observador aéreo; realizar guiamento aéreo avançado de caças da Força Aérea e da Aviação do Exército; controlar aeródromos sob quaisquer condições; e atuar em operações de coordenação e controle interagências, dentre outras tarefas.

O evento foi prestigiado pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcelos; pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; pelo Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João, General de Brigada Ernesto de Lima Gil; e por comandantes das organizações militares paraquedistas.

Precursores

Os precursores são uma tropa de elite do Exército Brasileiro capaz de realizar os mais variados tipos de missão. Sua origem remonta à Segunda Guerra Mundial, quando foram necessárias equipes que pudessem se infiltrar no território inimigo para lançar e reorganizar as tropas paraquedistas.

Fonte: C I Pqdt GPB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter