Alunos do Curso de Forças Especiais participam de exercício de operações contra forças irregulares

De 6 a 21 de novembro, os alunos do Curso de Forças Especiais 2020 participaram da Operação Mantiqueira, um exercício de operações contra forças irregulares. A atividade, que envolveu cerca de 200 militares, sendo 19 instruendos, foi realizada nos municípios paulistas de Lorena e Piquete. O exercício foi o último de uma série de 3 grandes exercícios integradores, realizados durante a formação dos alunos, que dura 24 semanas. A operação possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante todo o curso.

Para viabilizar a atividade, o Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp) contou com o apoio direto de 7 organizações militares: Batalhão de Apoio às Operações Especiais, 1º Batalhão de Ações de Comandos, 1º Batalhão de Operações Psicológicas, 1º Batalhão de Aviação do Exército, 5º Batalhão de Infantaria Leve, 6º Batalhão de Infantaria Leve e 1º Esquadrão de Cavalaria Leve.

Houve, também, o apoio do Comando Militar do Leste nas instruções com o objetivo em desenvolver capacidades específicas para um bom relacionamento com a imprensa (media training) e mostrar as melhores práticas de cerimonial e protocolo de eventos que envolvam autoridades civis e militares. No exercício, os alunos executaram ações práticas de Comunicação Social similares às que podem surgir em contextos reais de operação e emprego militar.

Entre os diversos meios, foram utilizadas na operação uma aeronave HM-4 Jaguar e uma aeronave HA-1 Fennec, além de 2 viaturas de comando e controle, 9 motocicletas, 9 viaturas de transporte de pessoal e material, 7 viaturas táticas leve, 2 ônibus, 2 caminhões do tipo baú, 2 vans e uma ambulância.

Na ocasião, os alunos agiram em um ambiente interagências com tropas de diferentes naturezas, buscando a pacificação de uma área em cenário simulado. Para isso, eles tiveram a oportunidade de atuar na instalação e execução de postos de bloqueio e controle de estradas e vias urbanas, nos patrulhamentos ostensivos, nas missões de cerco e de captura e nas operações de combate (tipo polícia), bem como nas atividades de cooperação civil-militar.

Ações cívico-sociais em Piquete

No dia 12 novembro, os alunos reuniram-se com autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, bem como com representantes de órgãos de segurança pública. A atividade, supervisionada pela equipe de instrução do CIOpEsp, teve o objetivo de desenvolver as capacidades de articulação e negociação dos alunos, servindo também para apresentar informações sobre o exercício e definir ações cívico-sociais reais para beneficiar a população local.

Nesse sentido, foi promovida uma campanha de conscientização sobre os cuidados necessários para se evitar a contaminação e a proliferação da COVID-19 na cidade, utilizando carro de som e emissora de rádio FM, e foram efetuadas visitas médicas em bairros carentes de atendimento de saúde.

Fonte: CML

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter