COBERTURA ESPECIAL - Forças Especiais - Naval

12 de Outubro, 2020 - 11:30 ( Brasília )

Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico” opera com helicópteros das três Forças


Sob coordenação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra, está sendo realizado, pela primeira vez, um Adestramento Conjunto de Emprego de Helicópteros das três Forças Armadas, a partir do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”. O objetivo é prover a qualificação de equipagens do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) em pousos e decolagens a bordo de navios da Marinha do Brasil.

A primeira fase da operação teve início no dia 22 de setembro, com a realização de seminários e adestramentos necessários à qualificação dos pilotos do EB e da FAB, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

A segunda fase iniciou em 5 de outubro e termina hoje (9), com a realização de adestramentos de qualificação e de manutenção operacional dos pilotos das Forças Singulares a bordo do PHM “Atlântico”, fundeado na Baía de Sepetiba. O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhou, hoje (9), as atividades do adestramento, a partir do PHM “Atlântico”, no contexto da Operação “Poseidon/2020”.



A bordo de uma aeronave UH-15, da Marinha, o Ministro assistiu às ações do Adestramento Conjunto de Emprego de Helicópteros na Infiltração de Forças de Operações Especiais.

Paralelamente, estão sendo realizadas operações conjuntas de infiltração e retirada (terrestres e aquáticas) de Forças de Operações Especiais por helicópteros da Marinha, do Exército e da Força Aérea, partindo do PHM “Atlântico”, sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp). Nesta operação, que representa um marco de interoperabilidade das Forças Armadas brasileiras, são empregadas duas aeronaves UH-15 “Pegasus”, da Marinha, uma aeronave HM-4 “Jaguar”, do Exército, e uma aeronave H-36 “Caracal”, da Força Aérea.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


OTAN

OTAN

Última atualização 01 DEZ, 11:00

MAIS LIDAS

Forças Especiais