COBERTURA ESPECIAL - Força Blindada - Tecnologia

12 de Maio, 2021 - 18:00 ( Brasília )

Exército inicia processo de aquisição de nova viatura blindada de Cavalaria

O processo de aquisição da viatura 8x8 equipada com um canhão de 105/120mm para substituir o EE-9 Cascavel

 




Brasília (DF) – No dia 10 de maio 2021, a Diretoria de Material (D Mat) do Exército iniciou os trabalhos para a aquisição de uma nova viatura blindada de Cavalaria. As atividades, que se estenderão até o dia 21 de maio, serão realizadas por uma Comissão Especial, que fará análises de requisitos técnicos e operacionais.

Os trabalhos foram abertos pelo Diretor de Material, General-de-Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, com a presença do Subcomandante Logístico, General de Divisão Paulo Roberto de Oliveira e demais oficiais-generais do Comando Logístico (COLOG).



Clique para expandir a imagem

Na ocasião, o Diretor de Material ressaltou a importância de uma análise profunda das propostas apresentadas e da confecção de um relatório que possibilite uma tomada de decisão com acerto e oportunidade.

Comissão

A comissão é composta por integrantes do Estado-Maior do Exército (EME), do Comando Logístico (COLOG), do Comando de Operações Terrestres (COTER), da Secretaria de Economia e Finanças (SEF),  da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT) e do Comando Militar do Sul (CMS) e terá o apoio de entidades civis especializadas em gestão de projetos complexos e engenharia de sistemas.

Durante o período das atividades, serão analisadas as respostas enviadas por empresas nacionais e estrangeiras para a consulta pública, comparando-as e ratificando ou retificando os dados para a próxima fase, de audiência pública.



Clique para expandir a imagem

Nota DefesaNet

O Programa de aquisição de uma Viatura Blindada de Combate de Cavalaria, 8x8,  prevê a substituição da Viatura Blindada de Cavalaria EE-9 Cascavel.

Já foi emitido o Request for Information (RFI), através do Escritório da Comissão Militar em Washington.

Mais de 30 solicitações de documentos foram feitas à Gerência do Projeto.

Este programa estava originalmente dentro do Programa Nova Couraça posteriormente transformado em Força Blindada.

O Editor

Uma das propostas consideradas é o Centauro II do Consórcio Italiano CIO Leonardo-IVECO.

CIO Centauro II - Main Gun System
O CIO Centauro II representa uma nova etapa na evolução do famoso veículo blindado Centauro 105 e 120mm, o primeiro veículo antitanque de rodas 8x8 do mundo com uma canhão de alta pressão.
25 Outubro 2020  DefesaNet


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 27 MAI, 15:00

MAIS LIDAS

Força Blindada