COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

10 de Fevereiro, 2022 - 10:10 ( Brasília )

Conheça a REDEMET LITE, a versão mobile da REDEMET

Celulares e tablets se transformaram em ferramentas com poder de captação e visualização de informações meteorológicas.

Gloria Galembeck, Daisy Meireles E Major Oliveira Lima


A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET) é o canal utilizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para fornecer dados meteorológicos para a aviação civil e militar com o objetivo de oferecer acesso rápido, eficiente e seguro.

A REDEMET mantém cooperação com diversos órgãos nacionais e internacionais de Meteorologia Aeronáutica e é o meio oficial do Comando da Aeronáutica (COMAER) para divulgar estas informações.

A partir de agora, os usuários da REDEMET já contam com uma versão mobile. A REDEMET LITE leva para a tela do celular algumas facilidades da versão web, como a visualização de METAR (Meteorological Aerodrome Report - Relatório Meteorológico de Aeródromo) e TAF (Terminal Aerodrome Forecast - Previsão Terminal de Aeródromo) por aeródromos. A consulta de mensagens por cidades também está disponível nessa nova versão.

O objetivo da REDEMET LITE é aprimorar a experiência de usuários na versão mobile. O principal público desta opção são os pilotos e todo o processo de desenvolvimento foi realizado a partir do feedback coletado com este segmento por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC-DECEA) e de eventos de divulgação.

Assim como na versão web, a REDEMET LITE exibe a sobreposição de camadas, como plotagens de radar e satélite, SIGMET  (Significant Meteorological Information - Informações Meteorológicas Significativas) e TSC (Tempo Severo Convectivo).

A REDEMET LITE utiliza a tecnologia PWA - Progressive Web App - uma aplicação híbrida entre web e mobile, que permite a implementação de funções originais de aplicativos nativos.

As aplicações PWA aparentam ser nativas, mas aproveitam todas as vantagens das versões web, como a velocidade de atualização e a disponibilização de melhorias. Por esse motivo, a REDEMET LITE não está disponível para download em lojas de aplicativos, e seu acesso deve ser feito em celular ou tablet por meio do link https://redemet-app.decea.mil.br/.

Na interface do aplicativo existe um botão para instalar o ícone da REDEMET LITE no aparelho. Na Central de Ajuda do DECEA, o usuário acessa o conteúdo de orientação da instalação do aplicativo.

“O DECEA busca melhorar progressivamente as interfaces para os usuários e a disponibilidade dos produtos na REDEMET. Hoje, celulares e tablets se transformaram em ferramentas de captação e visualização de informações meteorológicas, como a REDEMET LITE”, avaliou o especialista em Meteorologia, Tenente-Coronel Fernando Abreu Pinto, que Chefia a Seção de Normas de Meteorologia Aeronáutica do Subdepartamento de Operações  do DECEA.

A REDEMET LITE é uma ferramenta desenvolvida dentro das ações de transformação digital do DECEA que visa tirar o proveito das mais recentes tecnologias em prol da melhoria do serviço prestado à sociedade.

METEOROLOGIA AERONÁUTICA - A informação meteorológica é vital para a segurança das operações aéreas, contribuindo para o conforto dos passageiros e facilitando o estabelecimento de rotas mais rápidas e econômicas e de voos regulares. Desse modo, requer um campo dessa ciência especificamente destinado às suas necessidades: a Meteorologia Aeronáutica. O DECEA é a organização do Comando da Aeronáutica responsável por essa atividade e a exerce por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), sua unidade subordinada, e de uma complexa estrutura de radares, estações meteorológicas, centros de coordenação e outros recursos instalados no País.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


TOA

TOA

Última atualização 09 AGO, 12:00

MAIS LIDAS

Modernização FAB