COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

01 de Novembro, 2021 - 09:09 ( Brasília )

Exercício Kratos é encerrado em Brasília (DF) e São José dos Campos (SP)

O treinamento ocorreu de 18 a 29 de outubro, na sede do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com participação, ainda, de militares no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA)

Tenente Jornalista Flávia Rocha E Major Lyra

O Exercício de Adestramento de Comando e Controle de Operações Aeroespaciais - Edição Kratos 2021, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a partir da sede do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), foi encerrado nesta sexta-feira (29). O treinamento capacitou cerca de 150 militares de diversas organizações da FAB, além de integrantes da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB), para o planejamento e condução de Operações Aeroespaciais por meio de atividades simuladas.

Além dos militares que atuaram na Capital Federal, outros integrantes da FAB participaram trabalhando no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, São Paulo. Essa Unidade foi responsável por montar o cenário simulado das missões.

No encerramento do evento, o Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, destacou sobre os ganhos operacionais para a Força Aérea Brasileira proporcionados pelo Exercício. “De nada adianta termos sistemas bélicos, aeronaves e alvos a serem atingidos ou identificados, se não tivermos alguém para coordenar esse planejamento e a execução dessas ordens. Então, esse treinamento é fundamental para que o sistema de comando e controle se estabeleça como um item que vai fazer a diferença em uma operação militar”, afirmou o Oficial-General.

O Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer, que representou o Comandante da Força Aérea Componente (FAC) 701 durante o exercício simulado, fez uma avaliação final do treinamento. “Os resultados foram muito positivos, porque mais complicado do que fazer uma missão real de guerra dentro de uma aeronave, é conseguirmos fazer o processo de planejamento e condução das operações aeroespaciais de uma forma enérgica e sincronizada com as outras forças componentes”, destacou o Brigadeiro Cramer.

Já o Adjunto do Chefe do Centro de Animação do COMAE, Coronel Aviador Gabriel Camargo Brandão, um dos organizadores do evento, explicou sobre a finalidade do adestramento. “O objetivo do exercício Kratos foi capacitar profissionais em processos de Comando e Controle com o propósito de operar o sistema de armas principal de uma Força Aérea, o Centro de Operações Aeroespaciais. Vamos aproveitar tudo que foi construído no treinamento deste ano e corrigir as falhas para o próximo evento para que a gente tenha um efetivo cada vez mais capacitado nas ações de Comando e Controle da FAB”, finalizou.

Fotos: Sargento Figueira e Sargento Müller Marin / CECOMSAER; e Soldado Máximo / COMAE -Vídeo: Sargento Chagas / CECOMSAER



Outras coberturas especiais


Relatório Otálvora

Relatório Otálvora

Última atualização 04 DEZ, 22:30

MAIS LIDAS

Modernização FAB

5
04 NOV, 09:09

Por trás da caixa preta