ITA realiza XXIII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa

ITA E Major Oliveira Lima

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), promoveu, nos dias 28 e 29 de setembro, a XXIII edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), com apoio do Ministério da Defesa (MD), do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando de Preparo (COMPREP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Associação dos Pós-Graduandos do ITA, além da colaboração das empresas de Tecnologia e Defesa Keysight, Anritsu, Rohde& Scwarz, Atech e Tektronix.

Realizado anualmente, sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), o SIGE tem a participação dos alunos de mestrado e doutorado do ITA e busca possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os setores operacionais das Forças Armadas, acadêmicos e industriais, em conformidade com as orientações estratégicas do EMAER e do DCTA.

A abertura do evento foi realizada pelo Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, e contou com a presença do Deputado Federal Eduardo Cury, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, e de outras autoridades convidadas.

Em virtude da pandemia e reafirmando a capacidade de inovação do Instituto, um ambiente totalmente digital foi desenvolvido pelos alunos do PPGAO, a fim de garantir a transmissão em tempo real de todas as palestras.

Participaram do evento cerca de 1.200 inscritos, número recorde para todas as edições, com participantes de Empresas, de Universidades e das Forças Armadas. Segundo o Coordenador-Geral do SIGE, Tenente-Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan Imbassahy, o Simpósio foi um sucesso tanto nos números relativos às participações quanto à qualidade dos trabalhos apresentados. "É uma grande satisfação podermos realizar um evento desta magnitude e de significativa relevância para a Defesa nacional”, disse.

Ao encerrar a edição, o Professor Anderson agradeceu o envolvimento e a participação de todos. Ele frisou, ainda, o elevado número de visualizações dos artigos apresentados, o que demonstra a ampla repercussão dos trabalhos e o consequente benefício para empresas e para toda a tecnologia de defesa do Brasil. “Estamos na 23ª edição do SIGE. É uma longa trajetória de sucesso. A realização do Simpósio é uma oportunidade de interação entre os agentes das atividades de defesa em busca de troca de experiências, conhecimento e soluções”, afirmou o Reitor do ITA.

Fotos: Sargento Roberto / ITA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter