Atech fala sobre os desafios do Big Data e da Inteligência Artificial no SIGE 2021, realizado pelo ITA

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participa do SIGE 2021 – Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa, evento online que será realizado pelo ITA nos dias 28 e 29 de setembro. Em sua 23ª edição, o simpósio tem como objetivo criar um ambiente de troca de experiências entre os setores acadêmicos, industriais e operacionais das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de Defesa.

Visando incentivar estudantes e jovens profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas e projetos inovadores, a Atech tem apoiado o SIGE há várias edições.

“O SIGE, realizado pelo ITA há mais de duas décadas, é o ambiente perfeito para os jovens interessados em novas tecnologias e soluções que possam gerar melhorias para a sociedade. É também o ambiente perfeito para que pessoas com essa vocação conheçam as nossas iniciativas e que sejam estabelecidos contatos para impulsionar a colaboração neste domínio”, disse o Gerente de Soluções de Big Data e Analytics da Atech, Marco Fidos Junior, que apresentará a palestra "Big Data e Inteligência Artificial para Emprego Militar – Desafios e Oportunidades".

Na apresentação, que acontece no dia 29, às 10h30, serão abordados os avanços, casos de uso, desafios e oportunidades no emprego destas tecnologias.

Dentro de um contexto nacional, Fidos destaca que há diversas iniciativas fomentando pesquisa e aplicação destas tecnologias. Um exemplo citado por ele são os veículos autônomos que se deslocam e são gerenciados por IA.

“A Eve, da Embraer, que desenvolve veículos de transporte eVTOL, já considerando a sua operação autônoma no futuro, e a Atech, desenvolvendo sistemas de controle de terra, é exemplo do uso prático de IA e Big Data. A Atech participa ativamente de projetos com simulações de modelos de transporte e no desenvolvimento de sistemas de ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) que utilizam massivamente Big Data e Inteligência Artificial”, explica.

Inovação

Reconhecida como a casa de sistemas de defesa do país, a Atech tem investido desde 2016 em pesquisa e desenvolvimento em IA e Big Data, e já conta com uma família de produtos (ARKHE Intelligence) em seu portfólio de soluções para Defesa e Segurança, além de utilizar estas tecnologias para evoluir as demais famílias de produtos voltados para as demais áreas de negócios da Atech, como Governo, Gestão de Tráfego Aéreo e Business-to-Business.

Fidos lembra ainda que a chegada, em breve, da tecnologia 5G ao Brasil deverá impulsionar os avanços em diversas áreas.

“A convergência de 5G, IA e Big Data é uma grande expectativa para efetivar o uso da Internet das Coisas (IoT – Internet of things), afinal, tudo está relacionado a um grande volume de dados (Big Data) sendo gerado e transmitidos em uma velocidade incrível (5G), que precisa de agilidade no processamento e uso intensivo de algoritmos complexos para tomarmos dezenas de decisões apoiados pela IA. Além do emprego militar, outras áreas importantes para a economia brasileira, como o agrobusiness e a indústria, também serão amplamente beneficiados pela equação 5G+BD+IA = IoT aplicada”, explica Fidos.
 
Serviço:

Palestra: "Big Data e Inteligência Artificial para Emprego Militar – Desafios e Oportunidades"

Palestrante: Marco Fidos Junior – Gerente de Soluções de Big Data e Analytics da Atech

Onde: SIGE 2021 – XXIII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (online)

Data do simpósio: 28 e 29 de setembro de 2021, a palestra será dia 29, às 10h30

Inscrições: https://www.sige.ita.br/inscricao/

Mais informações: https://www.sige.ita.br
 
Sobre a Atech

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, segurança cibernética, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores e logística.

A empresa é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema para o gerenciamento do espaço aéreo brasileiro. Pela sua atuação, a companhia é reconhecida e foi certificada como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa do Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter