FAB – A cerimônia de entrega da primeira aeronave E-99M modernizada

Tenente Cristiane e

Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu da Embraer a primeira aeronave E-99M modernizada. A cerimônia de entrega ocorreu na sexta-feira (27), em Gavião Peixoto (SP), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Presidente & CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e pelo Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider.

Também participaram da cerimônia integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira, Vice-Presidentes, Diretores, Executivos e funcionários da Embraer, além de representantes das empresas parceiras.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância de uma Instituição moderna e que se atualiza sempre. "A Força Aérea, fazendo valer a tradição de se manter atualizada, coesa e em prontidão, decidiu modernizar os sistemas desta aeronave, além de outras capacidades para garantir a soberania do nosso espaço aéreo", declarou o Oficial-General.

A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz.

 

O Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro-do-Ar Valter Borges Malta, esclareceu sobre como o projeto de modernização do E-99M fará a diferença no cumprimento da missão da Instituição. "Esse avião participa não só da ação de Controle, mas também da ação de Defesa, facilitando a atividade da Força Aérea na vigilância do nosso espaço aéreo", disse.

O Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, enfatizou a importância da parceria entre a FAB e a Embraer, além das novas capacidades. "Estamos entregando uma aeronave que vai ter um melhor alcance, uma capacidade de emprego mais eficiente, muito mais atualizada", comentou.

 

A aeronave E-99M

Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. O emprego das aeronaves E-99M é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento do avião, juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium.

 

Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral. 

A aeronave será operada pelo Esquadrão Guardião (2°/6° GAV), sediado na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO). Segundo o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, essas características evidenciam a relevância do processo de modernização. "É uma honra muito grande receber esta aeronave neste momento. É um ganho, não só para o Esquadrão e para a Força Aérea Brasileira, mas principalmente para o País", afirmou.

Comandante da Aeronautica Ten Brig Brmudez em um dos consoles de controle do E-99M. Novos módulos do radar SAAB Erieye permitem maior alcance de cobertura radárica.Novos consoles com monitores mais potentes e que consomem menos energia

 

Inspeções de Recebimento

Antes da entrega da aeronave, ocorreram inspeções interna e externa da aeronave; verificações operacionais no solo (plataforma básica e sistema operacional); dois voos de inspeção, sendo um da plataforma básica e outro com teste de todos os sistemas operacionais; além de verificação documental da aeronave.

Fotos: Soldado Wilham Campos / CECOMSAER

 

Vídeo: Sargento Barros e Santiago / CECOMSAER

Material Adicional

Release da EMBRAER

Embraer entrega primeiro jato E-99 modernizado à FAB Link

Release em Inglês

Embraer delivers the first modernized E-99 jet to the Brazilian Air Force Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter