ScioTeq finaliza contrato de fornecimento de monitores ATC para a CISCEA

A ScioTeq, empresa representada pela Simtech, firmou em abril deste ano um contrato com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), para o fornecimento de 73 monitores MDP-471, que serão empregados no Controle de Tráfego Aéreo (ATC).

A linha de monitores MDP-471 é utilizada no segmento de Controle de Tráfego Aéreo desde 2000. Dois anos após seu lançamento, a ScioTec (na época, sob a marca Barco) entregava as primeiras nove unidades para o Centro de Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ). Desde então foram fornecidas mais de 700 unidades para todos os Centros de Controle (ACC e APP) do país.

Atualização constante

A aquisição desses monitores faz parte de um programa de atualização constante dos sistemas de Controle do Tráfego Aéreo por parte da FAB. A Simtech vem atuando neste campo, como representante da ScioTeq, há 20 anos, acompanhando dessa forma o desenvolvimento tecnológico e as novas demandas surgidas da expansão da aviação comercial no país.

Os novos monitores entregues para o CISCEA fazem parte da quarta geração deste equipamento, garantindo assim que o sistema de Controle de Tráfego Aéreo siga com equipamentos atualizados. “Alguns centros possuem monitores com mais de 7 anos de uso, tornando prudente sua substituição”, explica Antonio Costa Neto, responsável pelo desenvolvimento de negócios da Simtech no Brasil. “A constante necessidade de adequação, em virtude da demanda operacional ou pelo avanço tecnológico, faz com que o projeto do monitor não pare de ser revisado”.

Costa Neto lista fatores fundamentais nas atualizações do monitor, como reduzir pontos de fadiga no operador ATC, provocados pela exposição contínua do ambiente operacional, e mitigar as possíveis causas de falha nos componentes do monitor.

Avanços

O modelo MDP-471 possui resolução de 2Kx2K em uma tela de 28”, módulos eletrônicos com redundância e componentes eletrônicos de alta performance, que oferecem ao controlador imagens de alta resolução e nitidez, tornando mais seguro e eficaz a operação do controle do espaço aéreo.

Além dos monitores MDP-471, a Simtech foi responsável pelo fornecimento de outros equipamentos para a Força Aérea Brasileira, como os PAR 2000, sistema de aproximação radar utilizado no Controle de Aproximação de Áreas Terminais; e os radares meteorológicos DWSR-8500S do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Esses equipamentos foram fornecidos pela Simtech na qualidade de representante da ITT Gilfillan /Exelis (hoje L3Harris) e Enterprise Electronics Corporation (EEC), respectivamente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter